terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SANGUE NEGRO




EUA, 2007
Direção: Paul Thomas Anderson

Do mesmo diretor de "Magnólia", "Boogie Nights", "Embriagado de Amor" entre outros, podemos dizer que P.T Anderson era uma promissora revelação. Após "Sangue Negro" , podemos afirmar que a promessa virou realidade. Anderson amadureceu e entrou no rol dos diretores clássicos, disto não tenho dúvidas. E tudo isso conquistado antes dos 40. Pois é, o homem tem 37 anos, logo, ainda veremos muitos trabalhos seus, assim espero.

"Sangue Negro" é baseado no romance "Oil" de Upton Sinclair. Anderson revelou que preservou muito pouco da história original, ao contrário por exemplo da adaptação dos irmãos Cohen para "Onde os Fracos não tem Vez" que dizem, foi fidedigna.

"Sangue Negro" conta a vida de Daniel Plainview, pioneiro da indústria petrolífera americana que nunca teve escrupúlos para alcançar o que queria. Ele precisava de uma criança para amaciar os corações das pessoas com que negociava. Adotou. Um outro personagem impôs como condição para a venda de suas terras, que Daniel precisava para construir um óleoduto, que ele fosse a sua igreja. Igreja esta que pertence a Paul Sunday, interpretado pelo ótimo Paul Dano, o irmão problemático da "Pequena Miss Sunshine". Lá foi ele, mesmo demonstrando achar toda aquela história de Deus uma baboseira, mas lá foi ele à Igreja para conseguir o que ambicionava.

Aliás, Paul Sunday revelou-se seu maior adversário no que diz respeito a conquista daquele povo, que ele teve que convencer para construir as torres. Quem vencerá? O poder do dinheiro ou da fé? Daniel passou por cima de tudo e de todos para tornar-se um magnata do petróleo. E o homem trabalhou muito para isso, à sua maneira, mas trabalhou.

O início do filme é estonteante. A trilha sonora, criada pelo guitarrista do Radiohead, é um elemento crucial para o trabalho de Anderson. Há tempos que eu não via uma trilha casar tão perfeitamente ao filme e ter um papel de destaque e fundamental para o decorrer da obra. Simplesmente sensacional. Daniel Day Lewis, bem dispensa comentários. Tenho certeza de que ninguém tira sua estatueta neste ano. O homem realizou um trabalho primoroso. O conflito de seu personagem com o de Paul Dano dá o tom da película. O roteiro é sensacional e sinceramente, não existe furos no filme, pelo menos na minha visão.

Com tantos elementos caminhando harmoniosamente lado a lado, você nem percebe o tempo passar e as 2:40 de filme não incomodam nem um pouco. Ao contrário do nosso barbeiro demoníaco da crítica anterior. Um filme perfeito em todos os aspectos, com atuações deslumbrantes e uma trilha como há tempos não se ouvia, que só não concorrerá ao Oscar, porque algumas das músicas não eram inéditas.

Após conferir os 5 concorrentes deste ano, posso dizer que "Sangue Negro" é o melhor. Fiquei muito feliz com a qualidade dos indicados deste ano. Todos, ótimos filmes. Antes de ver "Sangue Negro", achava que seria difícil alguém superar os irmãos Cohen. Pois é. Agora eu acho que ficou pequeno para os outros concorrentes, porque "Sangue Negro" não é apenas um bom filme, e sim, um filme excepcional! Pintou o vencedor! Uma verdadeira obra-prima em todos os sentidos. M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!





MELHOR FILME / DIREÇÃO / ATOR / ROTEIRO ADAPTADO / FOTOGRAFIA / EDIÇÃO / DIREÇÃO DE ARTE / EDIÇÃO DE SOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai