quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ



EUA, 2007
Direção: Ethan e Joel Coen

Entremos novamente no universo dos irmãos Coen. Um universo muito peculiar. Assim como em "Fargo", a grande obra dos Coen, "Onde os Fracos não tem vez" se passa em um cenário inóspito e aparentemente tranquilo, o deserto. O cenário desértico nos remete a brancura de "Fargo", realizado em algum lugar gélido onde só se vê neve. E é no meio dessa aparente tranquilidade que a trama toma corpo e desenvolve-se.

"Onde os Fracos não tem vez" conta a história de um matador psicopata contratado para reaver o dinheiro de uma transação que não deu certo. Este psicopata por sua vez, é interpretado maravilhosamente pelo ótimo Javier Bardem. Um psicopata com cabelo chapinha e que utiliza armas pouco convencionais para realizar seus crimes. Um personagem cheio de mistério e curioso que encaixou-se como uma luva no universo dos irmãos Coen. O prórpio Bardem confessou que levou algumas semanas para recuperar-se do personagem e que chegou a ficar deprimido.

Mas Bardem não esta sozinho nessa caçada. Junte ao seu personagem o caipirão caçador também muito bem interpretado por Josh Brolin e o xerifão prestes a se aposentar Tommy Lee Jones que dispensa comentários. O filme ainda conta com a participação especialíssima de Woody Harrelson. Como você pode ver, o elenco foi escolhido a dedo, mas o maior acerto de todos com certeza foi Bardem, merecidamente indicado ao prêmio Oscar de melhor ator coadjuvante, e na minha modesta opinião, nenhum dos outros indicados lhe roubará esta estatueta.

O filme é tenso, misterioso e pode até parecer confuso em alguns momentos, mas não se aflija, é só colocar a caichola pra pensar que tudo sairá bem. A adaptação do roteiro que foi inspirado no romance "Onde os Velhos Não Tem Vez" de Cormac McCarthy é simplesmente divina. A direção ... bem, o filme recebeu 8 indicações, então por aí você já deve imaginar o trabalho dos irmãos. Os atores estão soberbos e as categorias técnicas como fotografia, som e direção de arte são impecáveis.

Mas e o final hein? Pois é, muita gente vem reclamando e chiando ao final do filme. Com certeza estas pessoas não conhecem o trabalho dos Irmãos Coen. Seus filmes não são entregues mastigados para o espectador. Você tem que ir montando e pescando os detalhes e sutilezas do filme e o final, não poderia ter sido melhor, vai por mim. Muito melhor do que sair da sala escura e no dia seguinte esquecer o filme, é você sair da sala escura e desvendar o mistério ou a metáfora durante a semana, porque um filme dos irmãos Coen não é pra ser esquecido e sim para ser matutado, compreendido, estudado e louvado.

Novatos na obra dos diretores não se preocupem porque mesmo que difíceis, os filmes dos irmãos Coen tem coerência, passam longe do surrealismo absurdo da obra de David Linch por exemplo. E eu adoro Linch rss. Pois é caros leitores, eu acho que pintou o grande vencedor do Oscar de 2008. No meu bolão, com certeza apostaria em "Onde os Fracos Não Tem Vez" como melhor filme. Uma obra-prima.





- MELHOR FILME/ DIREÇÃO / ATOR COADJUVANTE / ROTEIRO ADAPTADO / FOTOGRAFIA / EDIÇÃO / SOM / EDIÇÃO DE SOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai