sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

DESEJO E REPARAÇÃO



Inglaterra, 2007
Direção: Joe Wright

Confesso que não sei porque cargas d´água eu sempre tive a impressão de que este filme era um dos mais fracos concorrentes ( ledo engano) , logo, demorei para ir conferir este belo épico.

O filme me surpreendeu. Durante a segunda guerra, um caso de amor é interrompido graças aos ciúmes de uma criança apaixonada. Todos os elementos para que o filme caísse no piegas estão presentes. Guerra, morte, paixão ... Tinha tudo para ser um dramalhão daqueles, contudo, Joe Wright conduz a película com mão firme e realiza um filme que te prende do início ao fim, apesar dos 130 minutos.

O pivô de todos os acontecimentos decorrentes do filme é Briony. A irmã caçula da personagem de Keira Knightley (linda como sempre). A maldade do ser humano é a questão em jogo e o filme remete muito ao clássico de Dostóivesk "Crime e Castigo". Ao menos para mim, isto ficou evidente. Por toda a vida, Briony carregou o peso de seu ato imaturo quando criança e nunca conseguiu conviver em paz com isso.

A montagem atemporal torna-se elemento essencial. O filme vai e vem, e explica tudo que ficara mal entendido de início. A guerra por sua vez, apresenta-se como um elemento coadjuvante. O "plot" do filme está no sentimento de tortura e culpa que Briony carrega.

O filme é tenso. A adaptação do roteiro é excelente! Aliás, este roteiro está impecável. A reviravolta que ocorre nos últimos 10 minutos é sensacional, quando Briony, já velha, confessa seus pecados e entrega ao espectador a grande surpresa da trama. A fotografia é linda e a direção muito segura. Direção de arte e figurinos magistrais.Temos a musa Keira e o filme ainda conta com um dos planos sequências (quando não há cortes) mais lindos que vi recentemente.

Antes de conferir este filme, eu achava que ninguém bateria a mais recente obra dos irmão Coen, mas agora estou em dúvidas. Apesar de preferir "Onde os Fracos não Tem Vez", eu achei que "Desejo e Reparação" é a cara da Academia.

Enfim, trata-se de um belo filme. Cinemão dos melhores.




MELHOR FILME / ATRIZ COADJUVANTE / ROTEIRO ADAPTADO / FOTOGRAFIA / DIREÇÃO DE ARTE / FIGURINO / TRILHA SONORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai