segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Volver


Espanha, 2006
Direção: Pedro Almodóvar

Sou suspeito para falar da obra de Almodóvar. Sempre acompanhei seu trabalho desde os tempos de "Pepi Luci" e "Kika". Assim como todos nós, Almodóvar envelheceu, passou por momentos não tão significativos e voltou com força neste "Volver", seu melhor trabalho desde " Fale com Ela". Chega até a parecer um filme biográfico, sobre as mulheres da vida do diretor e principalmente o retorno à cidade que um dia ele chamou de lar.

A relação de duas irmãs com a mãe que reaparece após ter sido dada como morta. Trata-se de um filme onde homem não tem vez. Após anos de divórcio, a diva Carmen Maura está de volta aos filmes de Almodóvar no papel da mãe. Esta separação nunca deveria ter ocorrido, pois trata-se de um casamento perfeito no mundo da sétima arte. Tem também a linda Penélope Cruz que deveria permanecer no cinema de seu berço e evitar as incursões hollywoodianas que acabam fazendo muito mal, principalmente para ela. Em "Volver" ela esta muito bem, em todos os sentidos.

Como todos os filmes de Almodóvar o prato principal está na riqueza de seus personagens, na simplicidade e sutileza dos diálogos e ações e claro, muita cor e música. Elementos que sempre destacaram seu cinema e que Almodóvar realiza com extrema maestria.

A sequência inicial torna-se marcante a partir do momento em que você descobre que a cidade retratada detém o maior índice de viúvez da Espanha. Aliás, o filme tenta desmitificar a idéia de que a morte seja algo ruim. Os personagens tratam a morte como deve ser tratada: Uma sequência da vida e nossa única certeza. A população desta cidade compra seus jazigos e ficam lustrando-os para quando chegar a hora estar tudo perfeito. Não, não se trata de um filme mórbido. Passa longe da ambiguidade de "Fale com Ela", mas ainda assim, as metáforas estão lá. E muito roupa suja será lavada, principalmente entre 4 mulheres, tem a filha de Penélope também.

Um filme simples, como a maioria do filmes de Almodóvar, com personagens encantadores e um roteiro muito inteligente. Não tem erro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai