quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

O Labirinto do Fauno



México/Espanha/EUA, 2006
Direção: Guillermo Del Toro

Este filme foi um dos sucessos de público da última Mostra de São Paulo. Como iria entrar em cartaz, não me preocupei em confêri-lo na ocasião, sempre faço isso, os filme que estão programados para entrar no circuito, deixo para depois. Todas as pessoas que comentavam sobre o filme teciam elogios a produção e eu fiquei curioso obviamente. A crítica especializada também rasgou muitos elogios, principalmente ao diretor.

O filme se passa durante a Guerra Civil Espanhola. Enquanto a guerra acontece, Ofélia, a garotinha protagonista muda-se com a mãe, que casara-se com um capitão, para o norte do país para encontrá-lo. Sua mãe está grávida e o capitão quer que ela de à luz aonde ele estiver. Ofélia descobre então um labirinto que começa a visitar.

Trata-se de um conto de fadas para adultos. Não é um filme infantil, pelo contrário, as crianças não conseguiriam dormir depois de ver aquele fauno bizarro e a criatura que vê pelas mãos .... Algumas cenas da Guerra também são muito fortes.

É um conto de fadas sombrio, sinistro, mas as fadinhas estão lá, o sapão, a mandrágora, planta que pensa ser gente e o velho sacrifício .....

Tecnicamente o filme é impecável, e contar uma história de fadas enquanto uma guerra acontece, embora pareça não combinar, o resultado ficou muito excelente. Os atores estão ótimos para a proposta. Na verdade, tinha que ser um conto sombrio para não destoar do momento pelo qual o país passava. Trata-se de um filme de autor e nesse caso, podemos criticar qualquer coisa de Guillermo, menos falta de criatividade, o filme é uma viagem só. Uma viagem das melhores diga-se de passagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai