segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias


Brasil, 2006
Direção: Cao Hamburger

O melhor filme nacional de 2006 com certeza. Desculpe, mas chega a ser tão bom que nem lembra um filme brasileiro. Sabe, aquela coisa de miséria, pobreza, sofrimento, FINALMENTE, alguém trocou o disco. Obrigado Cao.

Tive a oportunidade de trabalhar com Cao Hamburger quando ele estava para filmar seu primeiro longa "Castelo Rá Tim Bum", e naquela época ele já era considerado um mago em tratando-se de filmar crianças. Descobriu o menino que fez maravilhosamente o papel de "Nino", no "Castelo" e desta vez parece ter se superado. As crianças literalmente são o melhor deste seu novo trabalho. O roteiro é ótimo, maravilhoso, retrata temas conhecidíssimos, mas com uma abordagem inédita, na verdade, chega a lembrar de leve "A Vida é Bela", mas por conta do contexto da película.

Tudo é muito bem cuidado para retratar o ano de 1970, quando o Brasil foi tricampeão do Mundo e época em que o Brasil sofria nas mãos dos militares. O foco do filme é na Copa e no momento turboloso vivido pelo país. Tudo isso através da visão de um garoto de 10 anos, que é gói no bairro judeu do Bom Retiro em São Paulo. Ex- bairro judeu, porque hoje os coreanos dominaram a área.

Direção de arte e figurino impecáveis e uma direção maravilhosa. Quem é do meio, sabe a dificuldade de trabalhar com crianças e Cao faz tudo parecer tão simples. Mauro e Hanna roubam a cena e visivelmente se destacam. As passagens históricas e principalmente o momento dos jogos da seleção são de arrepiar. E o engraçado, é que não se trata de um filme infantil. Trata-se de um filme protagonizado por elas, com um roteiro inteligente, forte quando necessário, mas leve na maioria do tempo, voltado para o público adulto.

Desde "Cinema, Aspirinas e Urubus" o cinema brasileiro não produzia algo tão bom. Parabéns Cao. Espero que seu filme ajude a mostrar à outros cineastas que ainda existe muita história a ser contada sobre nosso país que foge do já cansativo tema miséria X sofrimento. Valeu!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai