sábado, 18 de novembro de 2006

Estamira



Brasil, 2004
Direção: Marcos Prado

Há tempos estava para conferir este belíssimo trabalho do Marcos e ele vem resistindo bravamente na pequena sala do Espaço Unibanco 5. Ainda está lá e você não deve perder.

Estamira é uma mulher esquizofrênica que trabalha no lixão de Gramacho no Rio de Janeiro. Descoberta por acaso pelo diretor, revelou-se um personagem complexo que mistura momentos de sobriedade, muitas vezes filosóficas e inteligentes com outros de verdadeira loucura.

Na primeira parte do filme conhecemos a Estamira de hoje, como vive, o que faz e o que pensa. Quando já estamos pré julgando a personagem, seu passado vem à tona e começamos a obter as respostas pelo presente da personagem. Vemos que Estamira já teve um marido, um emprego decente e sonhos. Compreendemos sua verdadeira ojeriza para com "Deus", sim ela odeia Deus, que parece ter abandonado-a.

Apesar da imagem contrastante, ela é carinhosa com seus netos. É duro ver ela catando lixo e dizendo que aquilo vai dar uma bela macarronada, dá um nó por dentro e um sentimento de revolta. O diretor poderia ter explorado o personagem de maneira trágica, mas o documentário passa longe da pieguice e mantém um tom muito sóbrio e poético em alguns momentos. A fotografia está ótima e a utilização do P&B, não poderia ser melhor para apresentar o lixão e o universo de Estamira.

Ela é o filme. Uma mulher forte que comeu o pão que o Diabo amassou e que nunca pediu nada a ninguém. Os filhos a chamam de louca e talvez realmente o seja ou talvez esteja fingindo. Por que não? Se você não for esperto ao contrário, talvez concorde que no mundo de hoje, é melhor fingir de louco para manter a sanidade. Ótimo filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai