terça-feira, 8 de julho de 2008

O SONHO DE CASSANDRA


EUA/INGLATERRA/FRANÇA, 2007
DIREÇÃO: WOODY ALLEN

Em termos de produção, os ares europeus vem fazendo muito bem à Woody Allen, afinal, ele já esta filmando seu 4° filme no velho continente em um periodo de menos de 2 anos. Em compensação, a produção intensa não reflete na qualidade dos filmes.

Neste mais recente trabalho, Allen volta ao thriller psicológico iniciado com o ótimo “Match Point". “Sonho de Cassandra" conta a história de 2 irmãos interpretados por Ewan Macgregor e Collin Farrel, este último inclusive está muito bem no papel de irmão pertubado. Ponto para Allen que conseguiu mostrar um lado de Farrel que eu desconhecia, o de excelente ator. Confesso que não conheço muito seu trabalho, mas os poucos que conferi, foram no mínimo lamentáveis.

Dois irmãos no meio de seus 30 e poucos anos que não conseguiram realizar muita coisa na vida. Se o filme fosse americano, seriam os famosos “losers". Eles tem um tio muito bem sucedido, mas que para chegar ao topo pisou em muita gente e consequentemente, já dizia o ditado popular: o que você planta , você colhe. Este tio agora está em apuros e apela para os sobrinhos lhe ajudarem. Uma troca de favores? Afinal, qual o preço do sucesso? Esta é a grande chance dos dois de conseguirem algo de concreto para suas vidas e futuro. Ewan é o irmão racional e frio, que quer subir na vida a qualquer custo e impressionar sua nova namoradinha. Farrel já representa a parte da emoção, o cara sensível que não consegue dormir com peso na consciência.

E assim, Allen vai tecendo sua trama. A tensão vai aumentando progressivamente até o desfecho final. Comentou-se muito sobre o famoso final deste filme e quer saber: Eu sei que você quer, mas não sou estraga prazer. A mim não agradou nem um pouco, e pela reação das poucas pessoas que estavam na sessão, parece que ninguém saiu muito satisfeito. Mas cinema é isso né, impossível agradar a todos. Mas desta vez Allen menosprezou seus fiéis seguidores. Achei o final previsível e fraco, além de ser pouquissimo trabalhado. Apesar de ser filmado em Londres, Allen quis um final francês para Cassandra e assim o fez. Somente conferindo para entender, mas quem é familiarizado com algumas das bizarrices do cinema francês, já imagina o que quero dizer. Não estou generalizando, amo o cinema francês, mas tem coisas que até mesmo o mais paciente e cabeça dos cinéfilos não consegue captar.

Para mim, o único mérito de Allen neste filme está na sua direção para com Colin Farrell, que realmente me surpreendeu como ator. Muito bom. Agora o resto ... Os diálogos que sempre caracterizaram a filmografia de Allen, são fracos, o roteiro idem, os atores estão bem, mas ... falta muito para ser um bom filme. Ainda prefiro o Allen de “Bananas", “Manhattan" e “Noivo neurotico, Noiva nervosa". “Match Point” é um excelente thriller, mas em “Sonho de Cassandra" , ele não contou com a mesma inspiração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai