quinta-feira, 19 de junho de 2008

O ÚLTIMO BANDONEÓN


Argentina, 2003
Direção: Alejandro Saderman
Este filme foi paixão à primeira vista literalmente. Na Mostra de São Paulo do ano passado, eu tinha que fazer hora para ver à algum filme da noite e então resolvi conferir "O Último Bandoneón" simplesmente para fazer hora. Havia lido a sinopse e parecia ser interessante, enfim, um bom passatempo. A maior felicidade para um cinéfilo que frequenta a Mostra é descobrir um filme. Aquele que ninguém resenhou e não se faz idéia do que esperar. O documentário é apaixonante e guardada as devidas proporções, posso dizer que trata-se do "Buena Vista" argentino.
O documentário gira em torno da formação de uma Orquestra de Tango que será comandada pelo Maestro Rodolfo Mederos e uma jovem bandoneonista que é convocada para integrar a orquestra, porém, ela precisa de um novo instrumento. Na procura pelo instrumento ideal, ela conhece os grandes Maestros do Tango e os bailes da cidade.
Não trata da história do Tango, mas sim, do resgate desta arte pelos mais jovens, que é o caso da jovem protagonista e de sua perseverança para conseguir o instrumento apesar das adversidades como o fato de ser mãe solteira e a falta de dinheiro.
Tecnicamente está longe de ser um primor. A todo momento vemos o boom entrar em quadro e algumas câmeras, mas o roteiro é todo emoção. Costumo dizer que o roteiro é tudo e apoiei a greve dos mesmos em Hollywood. Concordo que o trabalho do roteirista deva ser muito mais valorizado, tamanha sua importância. Este documentário é o exemplo maior da importância do roteiro. O resto é consequência.
Para quem gosta de música, trata-se de um programa obrigatório. Você sai apaixonado pelos músicos e pela música. Maravilhado pelas reuniões semanais dos velhos bandoneonistas que se reunem pelo simples prazer de tocar este instrumento que como os próprios músicos dizem, possue vida própria, uma vez que ele "respira". Encantado com o interesse dos jovens músicos da orquestra e com o bailar da velha geração de dançarinos.
Emoção à flor da pele. Yo quiero mi bandoneón ahora!!!
ps: bandoneón é um instrumento da família do acordeón, só que muito mais charmoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai