quinta-feira, 30 de junho de 2011

NAMORADOS PARA SEMPRE


EUA, 2010
Direção: Derek Cianfrance

- Você prefere o quarto "Flechada do Cupido" ou o "Futurista"?
- Não sei, não tô afim de ir.
- Vamos sair daqui, vamos ficar bêbados e transar a noite inteira. Precisamos sair daqui. Vou reservar o futurista.

Numa tentativa de salvar seu casamento e sua família, Dean faz a proposta acima para Cindy. Teria ele demorado muito para perceber que mudanças teriam que serem feitas para que o casamento sobrevivesse? Ainda dava tempo para isso?

Sinceramente, eu acho que nada do que ele fizesse salvaria seu casamento. Dean sempre foi um cara muito talentoso na música, cheio de sonhos, mas ao conhecer Cindy e apaixonar-se perdidamente por ela, ele simplesmente trocou de sonhos. Explico.

O sonho de Dean sempre passou longe da família "Doriana". Realmente não estava em seus planos formar uma família, mas o destino nos reserva algumas surpresas e de repente, tudo muda. Ao conhecer Cindy, ele vê seu mundo tomar um rumo totalmente diferente. Paixão à primeira vista e consequentemente, o início de tudo aquilo que ele rejeitou um dia. Têmos também a presença da pequena Frankie, filha de Cindy, mas que no filme, ficamos sem saber se Dean realmente era seu pai. Não importa, ele a ama como tal.

O que foi que aconteceu? Onde a relação se perdeu? Minha opinião é de que não aconteceu nada de errado com o casal. Simplesmente o tempo passou e os desejos de Cindy como mulher, mudaram muito, enquanto Dean estava feliz do jeito que tudo era e sempre foi. Ela sempre reclamava que tinha de cuidar de duas crianças e de que sua vida estava estagnada. Seu amor esfriou, simples assim.

Por outro lado, Dean não sabia o que fazer. Entendo ele, na maioria das vezes é muito difícil decifrar a mente feminina. Quando dizemos: Me diz o que eu tenho que fazer, é porque realmente estamos perdidos. Não utilzamos metáforas, somos claros e objetivos.

Cindy questionou por que ele abandonara seus sonhos e deixara seu talento adormecido, no que ele respondeu maravilhosamente de bate pronto: Por que você insiste nisso? Meu sonho é agora, isso que vivemos, acordar para trabalhar e voltar pra casa para ficar com você e Frankie. Isso é tudo que eu quero e o que eu mais amo. Sou feliz assim. Ele diz a verdade.

Cindy por sua vez não esta mais feliz. Ela quer crescer profissionalmente, conhecer gente, enfim, mudar tudo.

As pessoas não entendem que a felicidade é de cada um. Cindy não entendia e não se conformava de que Dean era feliz trabalhando em um emprego simplório, quando seu talento o permitiria muito mais. Não entendia como ele se conformava com aquela vida que ela já não aguentava mais. Ela queria um novo Dean e isso, já não era possível. Sim, Dean era muito feliz assim, mas ter que mudar sua personalidade forçadamente não iria adiantar nada. Não se muda um personalidade. Nem deve.

Lindo Filme. Uma montagem muito bem feita e uma dupla de atores inspiradíssimos. Ryan Gosling e Michelle Williams foram indicados ao Globo de Ouro e ela ainda recebeu a indicação ao Oscar pelo belo trabalho.

Uma única ressalva, mas não com relação ao filme e sim com os indivíduos responsáveis por rebatizarem as películas entrangeiras por aqui. O título original do filme é "Blue Valentine", que na tradução literal, seria algo como "Triste Namoro", mas por aqui o filme recebeu o título de "Namorados Para Sempre", e não por acaso, foi lançado as vésperas do dia dos namorados e vendido como o filme PERFEITO para celebrar o dia apaixonado.

O filme é bom e belo, mas está milhas de distância de ser o filme ideal para tal dia. Pelo contrário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai