quinta-feira, 16 de junho de 2011

CAINDO NA REAL

EUA, 1994
Direção: Ben Stiller
Zapeando nesta semana deparei-me com este filme. No elenco, a musa dos anos 90 Winona Ryder e o galã Ethan Hawke. Como gosto muito dos dois resolvi entrar no túnel do tempo e rever este filme que eu nem me lembrava mais. Outra atriz de que gosto bastante também esta no elenco. Trata-se de Janeane Garofalo, comediante de sucesso nos anos 90, mas que anda meio sumida. Tem também Ben Stiller, como ator e diretor, mas esse nunca me apeteceu.
Wynona é Lelaina, jovem recém formada que trabalha com tv e quer mudar o mundo. Hawke interpreta Troy, vagabundo assumido e romântico que recusa-se a entrar no sistema e só quer saber de tocar seu violão. Os dois são melhores amigos e vivem juntos com Vickie e Sammy.
Lelaina está produzindo um documentário sobre a vida deles, mas nada muito sério. Eles então divertem-se a valer. Na lista de itens dos anos 90 entram os yuppies, playboyzinhos executivos daqueles tempos, onde Ben Stiller interpreta um deles, a preocupação com a AIDS, que foi a doença mais temida dessa geração, ombreiras assombrosas e músicas saudosas escolhidas a dedo por Stiller.
O filme trata basicamente de amizade e sonhos de cada um. Suas angústias e desejos. Trata também de amor e do triângulo amoroso formado pelos protagonistas. Sabe aquela história de que melhores amigos não podem se envolver emocionalmente? Pois é. Lelaina ama Troy e vice-versa, mas ambos não assumem, principalmente Troy, que tenta fugir da relação. Eis que surge então Michael (Stiller), cara dedicado, trabalhador e gente boa. Até demais. Troy não gosta e ao sentir-se ameaçado, resolve abrir o coração.
O filme reserva alguns momentos engraçados e bons (poucos) diálogos, mas o roteiro é fraquinho, muito previsível e batido. Sinceramente, para quem não viveu os anos 90, o filme não atrai. Para mim ao menos foi legal para rever o talento e charme de Winona e Ethan no auge de suas carreiras e ouvir algumas pérolas do cancioneiro trash americano como "My Sharona". Comédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai