quarta-feira, 8 de junho de 2011

HOMENS E DEUSES

França, 2010
Direção: Xavier Beauvois

Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2010, "Homens e Deuses" é um filme delicado e forte ao mesmo tempo, com atuações inspiradas e uma direção impecável de Xavier. O roteiro é outro grande destaque.
Roteiros sobre histórias reais costumam ser uma faca de dois gumes, uma vez que fica mais complicado dissertar sobre algo que já se conhece o desfecho, mas Beauvois conseguiu contar esta história verídica de maneira muito sucinta e bela, sem deixar de utilizar muito bem as artimanhas que somente a Sétima Arte é capaz de proporcionar e ao mesmo tempo mostrando a ignorância do bicho Homem baseada em leis supostamente "divinas".
Na década de 90, um grupo de monges franceses é enviado para a colônia Argélia afim de auxiliar os mais necessitados que sofrem com a miséria e terrorismo local. Já estão adaptados, vivem harmoniosamente com a comunidade e dispõem do único médico de toda vila (Luc), interpretado magistralmente por Michael Lonsdale. Lambert Wilson também está muito bem no papel de "voz" dos monges, aliás, todos estão ótimos.
O clima então começa a ficar pesado e viver naquela comunidade já não é seguro para estrangeiros, mesmo para servos de Deus. Terroristas assassinam à rodo e os monges correm risco de serem usados como moeda de troca a qualquer momento. O governo local tenta dialogar dizendo que o melhor a ser feito é que eles partam, tocam na ferida ao creditar toda podridão de seu país a colonização francesa e obrigam os monges a repensarem suas vidas.
Aflições e medos particulares de cada um vem à tona, mas todos chegam ao mesmo veredito que é a permanência no local, mesmo que esta decisão custe suas vidas.
A cena da ceia ao som de "Bolero" de Maurice Ravel, onde os monges desfrutam do vinho que Luc levou é uma das mais belas do Cinema atual. Um verdadeiro esplendor que prova que certas imagens valem muito mais que mil palavras. Sua intensidade emociona e leva as lágrimas.
Grande filme que prova que a religião é uma das piores coisas já inventadas pelo Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai