quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO


EUA, 2010
Direção: Darren Aronofsky

"Cisne Negro" não é um filme nada fácil. Não me refiro a compreensão da trama, mas sim ao incômodo que causa a certos olhos suas fortes imagens.
Aronofsky trabalha muito bem o lado obscuro de seus personagens, seus medos e paranóias. Diretor de filmes como "Réquiem Para um Sonho" e o mais recente "O Lutador", Aronofsky realiza em "Cisne Negro" um filme poderoso, visceral, corajoso e obscuro. Utiliza de todas as artimanhas cinematográficas para mesclar de maneira praticamente imperceptível fantasia e realidade.
O filme conta a história de Nina (Natalie Portman), bailarina em ascensão que tem a chance de sua vida ao ser escolhida para o papel de protagonista do clássico ballet "Lago dos Cisnes". Os profissionais que ja encenaram o ballet dizem que nunca a mesma pessoa representa os dois cisnes. Mas como Aronofsky criaria toda misé en scéne, todo terror psicológico sem Nina interpretando ambos?
Os personagens são todos muito fortes e interessantes. Temos o diretor galante e cruel interpretado pelo sempre ótimo Vincent Cassel. A mãe super protetora e uma das principais responsáveis pela mente doentia de Nina e a linda "concorrente" que assombra seus pensamentos e a leva a paranóia total. Tem ainda a ex princesinha do diretor, que por falta de "técnica", leia-se passou da idade, tem que entregar o bastão. Essa última interpretada por uma de minhas musas da adolescência, Winona Ryder. O tempo passa ...
O filme é muito bom. Ele vai numa crescente constante até o ápice. A utilização dos efeitos sonoros e da vigorosa trilha o torna intenso e nervoso como deve ser. Natalie Portman realiza um trabalho sensacional na dura tarefa de fazer com que a angelical e inocente Nina consiga encontrar seu lado negro e a direção como um todo não desanda em momento algum. Longe do glamour aparente da profissão, "Cisne Negro" mostra de maneira crua a realidade dos dançarinos. As dores, contusões e principalmente a concorrência despudorada que proporciona um ambiente perfeito para as ilusões doentias de Nina.
Mas, tudo aquilo tava apenas na cabeça dela? Grande filme. Ímpar. Do jeito que eu gosto.





Indicações ao Oscar: Filme/Atriz (Natalie Portman)/Direção/Fotografia/Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai