quarta-feira, 19 de maio de 2010

TUDO PODE DAR CERTO


EUA/França, 2009
Direção: Woody Allen

Os ares europeus fizeram bem para Allen, mas nada como voltar pra casa. De volta a Big Apple que tanto ama, ele mostra estar mais afiado que nunca.
"Tudo Pode dar Certo" conta a história de um ex-professor que depara-se com uma loira inocente e burrinha. Ele em torno dos 60 e poucos e ela no começo dos 20. Ele muito rabugento e tolerância zero, afinal, já foi candidato ao Nobel de física. Ela, recém chegada do interior e de família super religiosa. Poderia essa relação dar certo? Bem, tudo pode dar certo, nem que seja temporariamente.
Inicialmente o próprio Allen faria o papel do protagonista, mas sabiamente ele declinou da ideia e convidou o ótimo Larry David para a tarefa. Larry já é figurinha carimbada hà tempos na indústria do entretenimento americana. Seu trabalho mais recente é o seriado "Segura a Onda" transmitido pela HBO. Além de roteirista, ele também protagoniza o show onde faz um personagem muito parecido com o do filme de Allen. Coincidência? Claro que não. E se não bastasse, o homem ainda roterizou uma das melhores coisas da televisão na minha modesta opinião: "Seinfield".
Allen mais uma vez aborda as relações bizarras, as transformações pessoais e o estranho ser humano. Como sempre os diálogos são esplendorosos e cômicos. Os personagens ótimos. Tudo isso acontecendo na cidade que nunca dorme e onde tudo é possível. Que outra cidade é capaz de fazer um fervoroso homem a serviço de Deus sair do armário? Ou ainda uma mãe devota e carola mudar radicalmente e passar a viver de sua arte dividindo a cama com dois homens em um apaixonado e liberal ménage a trois? Only in New York baby, only in New York.
Como disse no início, tudo pode dar certo, mesmo que seja por pouco tempo. O que importa é o resultado final. Aquela loira tontinha serviu para que o professor encontrasse o amor de sua vida e vice-versa. Nada é em vão e você nunca sabe, mas nunca mesmo, o que o destino lhe reserva. Essa que é a beleza da vida e do universo.
E em tempos de gripe suína ai vai a dica retirada do filme: Ao lavar as mãos, cante parabéns pra você. A música dura o tempo necessário para eliminar todos os germes. E quem não tem suas manias e loucuras? Preocupante seria se não houvesse nada. Muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai