segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

À PROCURA DE ERIC


Inglaterra, 2009
Direção: Ken Loach

Consagrado diretor britânico de filmes como "Ventos da Liberdade", Ken Loach resolveu realizar um filme leve e diferente de sua filmografia habitual, que em sua grande maioria tratam do movimento da classe operária e das atrocidades cometidas contra os irlandeses.

Eric Cantona, famoso e impestuoso jogador de futebol francês foi o maestro do renascimento do Manchester United, tendo conquistado 4 títulos ingleses em 5 anos nos anos 90. Em 1995 foi suspenso por agredir um torcedor adversário e nunca teve a oportunidade de defender sua seleção, fato este que fez com que ele declarasse abertamente que torceria pela Inglaterra. Polêmico e sem papas na língua, foi votado jogador do século no Manchester e voltou à tona recentemente em comerciais da Nike com a campanha "Joga Bonito".

"À Procura de Eric" conta a história de um homem de meia idade que encontra-se deprimido e sem forças para seguir adiante. Em um ato maior de desespero tenta suicidar-se e fracassa. Vive com dois enteados adolescentes problemáticos e culpa-se constantemente pela perda do grande amor de sua vida.

Ele vê no chará Cantona um grande guru, o homem com colhões em que ele tenta espelhar-se. E eis que o ídolo começa a aparecer para ele dando conselhos de como dar uma reviravolta na sua vida e retomar o controle da situação.

Entre um baseado e outro, Cantona incentiva o homem a seguir em frente e enfrentar seus fantasmas (ex-mulher). Faz ele abrir o olho para o maior e verdadeiro tesouro que todos nós têmos e muitas vezes deixamos de lado: os amigos.

O filme é agradável e divertido, nada demais, mas entretém. Vai do drama a comédia em segundos e nos abre o olho para dar mais valor aos amigos, que no fim, são sempre eles que estarão ao nosso lado, em todos os momentos e fases de nossas vidas. Clichê? Sim, mas e daí? O que importa é como utilizá-los e Loach o faz com maestria. Tem outro também: Nunca é tarde.

Diversão garantida sem muitas pretensões e ótima oportunidade para conhecer melhor um dos grandes personagens do futebol. Imperdível para fãs. Sabe porque as gaivotas seguem o barco? Impagável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai