quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O FANTÁSTICO SR. RAPOSO


EUA, 2009
Direção: Wes Anderson

Wes Anderson, diretor de filmes bonitinhos e cults como "Viagem à Darjeeling", "A Vida Áquatica de Steve Zissou" e "Os Excêntricos Tenenbaums" ataca na animação. E quer saber ... Mandou muito bem!

A animação de Anderson é baseada no conto de mesmo nome escrito por Roald Dahl, autor também de "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Só que Mr. Fox é uma animação para adultos sem nenhum propósito educativo, portanto, pense bem antes de levar os rebentos.

Sr. Raposo com a voz de George Clooney promete para sua mulher, essa com a voz de Meryl Streep, que nunca mais roubaria galinhas. Dez anos se passam, eles têm um filho, que demora a entender que está longe de ser um grande atleta e Sr. Raposo encontra-se inquieto. Quer melhorar de vida, sair do buraco e comprar uma casa na árvore. A nova casa contudo trazia uma vizinhança muito perigosa: Simplesmente as três maiores fábricas da cidade. Uma granja, uma produtora de cidra e outra de perú.

Sr. Raposo fica atiçado, coça as patas, mas não consegue se segurar. Eis que ele convoca o gambá comédia e fiel escudeiro para realizar assaltos mirabolantes nas três fábricas. Ele precisava fazer isso? Claro que não, mas trata-se do instinto animal, justificativa que ele daria mais tarde para a mulher. Mensagem número 1: Vaso que nasce torto, morre torto, como tantos exemplos reais que conhecemos.

Resumo da ópera: Os donos das fábricas armam uma verdadeira operação de guerra para matar o Sr. Raposo, que por sua vez arrasta toda sua família e amigos para a fuga com ele. E eles começam a cavar e cavar e fazem todos os humanos de bobos. Continua a saquear sempre tirando sarro dos donos e ainda por cima convoca todos para lhe ajudarem na empreitada. Literalmente, ele leva todos para a bandidagem, filho e sobrinho inclusos.

Têmos ainda o ratão com a voz do excelente Willem Dafoe. Owe Wilson emprestando a voz ao técnico e Bill Murray ao advogado. Uma animação muito divertida e politicamente incorreta que mostra erroneamente que o crime compensa e que o malandro sempre leva a melhor, mesmo tendo que viver escondido para sempre. Como trata-se de entretenimento adulto, achei uma delícia, pois nós sabemos distinguir a realidade da fantasia, que no caso de Sr. Raposo, confunde-se totalmente. Ainda mais em tempos de dinheiro na cueca, na meia, na bunda ....

Ainda em tempo, a animação foi feita com a técnica stop motion e é muito bem feita. Uma delícia de assistir, mas não leve as crianças ok.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai