quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

AVATAR



EUA, 2009
Direção: James Cameron

O homem ataca de novo. Diretor de clássicos como "Aliens" e "Exterminador do Futuro", além do blockbuster "Titanic", que não tem nada a ver com sua filmografia futurística baseada em ficções científicas, James Cameron finalmente leva as telas seu tão antigo projeto de filme perfeito.
Visualmente o filme impressiona. Realmente confesso que nunca vi nada parecido e olha que já vi bastante filme. As cores impressionam, os gráficos, os desenhos, a fusão perfeita de atores de carne e osso com o mundo azul e hostil de Pandora e o povo Na´vi. Aliás tudo tem seu significado e o planeta chamar Pandora, remete ao perigo de tentar desvendar e explorar aquela espécie de Amazônia que guarda uma riqueza mineral desejada pelo homem branco. Ouvi dizer também, que Na´vi soa muito próximo a palavra hebraica "navi" ou "nabi", que quer dizer profeta. Ou seja, o povo Na´vi são profetas da deusa mãe natureza que tudo rege naquele planeta.

Agora o roteiro ... A história é um emaranhado de outros filmes que deram certo. Têmos ali um pouco de Matrix, ou seria muito? rsss. Um pouco de Alien, um pouco de Exterminador do Futuro e até referências do mundo das Sitcom, como Lost por exemplo. O personagem principal de Avatar é paraplégico, só que ao entrar no mundo de Pandora, ele recupera todos seus movimentos ... Qualquer semelhança não é mera coincidência rs. Um roteiro frankstein. Mas isso não tira a beleza do filme.

Cameron crítica o imperialismo americano que quer sempre se apossar de todas as riquezas do mundo utilizando-se de sua tirania. Temos no filme então um exército comandado por um capitão sem escrúpulos, ávidos por matar seres azuis afim de conquistar a tão desejada riqueza mineral. Os seres azuis por sua vez, lembram e muito os índios americanos. Por acaso? Claro que não. Se bem que já disseram que Cameron plagiou uma antiga história em quadrinhos, vai saber...

Apesar do roteiro fraco o filme oferta com excelência o que propôs: Entreter. Trata-se de entretenimento puro da maior qualidade. Para quem se impressionou quando adolescente com "Roger Rabbit", "Avatar" realmente levou esta fusão para outro patamar. Coloque sues óculos 3D e caia de cabeça no mundo belo e azul de Pandora. Só não vai fazer barulho, porque a floresta e seus seres são totalmente hostis rs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai