sábado, 4 de fevereiro de 2006

O Jardineiro Fiel



Germany/UK, 2005
Direção: Fernando Meirelles

Primeira incursão de Meirelles no Cinema Internacional, ou mais precisamente, no cinema independente americano com a Focus que vem crescendo muito com os chamados filmes de médio orçamento, que aliás, dominam as indicações para Oscar de melhor filme este ano.Tirando o blockbuster Munique, todos os outros 4 filmes são de médio orçamento. Que beleza!!!
Baseado na obra de Jonh Le Carré, " O Jardineiro Fiel " conta a verdadeira história por trás da indústria farmacêutica.

Grande Laboratório distribue gratuitamente uma nova medicação para a população carente da África. Remédio este que apesar de não ter finalizado as pesquisas, o distribue para os miseráveis que servem de cobaias.

A personagem de Rachel Weisz, uma repórter muito engajada, em viagem a África com o marido diplomata (Ralph Fiennes) começa a desconfiar de certas mortes e vai investigar, e não poupa esforços para isso, ao menos, utilizando-se das palavras. Descobre que o tal remédio estava sendo utilizado nos africanos sem ter finalizado suas pesquisas, o que provocaram muitas mortes. Para seu azar, milhões de dólares estavam em jogo e assim que a máfia da indústria farmacêutica se dá conta de sua insistência em descobrir o que acontece, tratam de eliminá-la. Começa a caçada de Fiennes para terminar o que sua mulher começara.
Trata-se de um belo filme. A direção esta impecável e a fotografia maravilhosa, lembrando em muitos momentos a fotografia de Cidade de Deus. A montagem também lembra muito "Cidade". O livro é muito forte e o roteiro adaptado ficou sensacional. Realmente, sou somente elogios ao trabalho que Meirelles vem realizando, colocando seu nome entre os grandes cineastas brasileiros e agora internacionais também.

É, o homem está com tudo e merece muito tudo isso. Infelizmente não foi indicado ao Oscar de direção, embora pudesse tranquilamente estar figurando entre os indicados, mas mesmo assim, vamos torcer para o Jardineiro na cerimônia, pois ele concorre em 4 categorias. DÁ-LHE FERNADINHO!!!!

Atriz Coadjuvante / Roteiro Adaptado / Montagem / Trilha Sonora







postado em 04/02/2006 no O Crítco Sou Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai