segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OS DESCENDENTES

EUA, 2011
Direção: Alexander Payne


Após arrebatar o Globo de Ouro na categoria de melhor filme dramático, "Os Descendentes" chega forte na corrida pelo Oscar. Mas será que ele conseguirá parar "O Artista"?
O filme é bom. George Clooney e seu carisma gigantesco contribui muito e não à toa ele concorre como melhor ator. Ele interpreta Matt, um pai ausente que retorna para casa após sua mulher sofrer um acidente e entrar em coma. Não se preocupe, não é spoiler, isso é revelado nos cinco minutos iniciais. Ele então começa dizendo: "As pessoas acham que vivo no paraíso, quando digo que moro no Hawaii." Paraíso o caceta! Pois é, o inferno pode ser em qualquer lugar.
Matt então tenta uma reaproximação das duas filhas, uma criança e outra adolescente que estuda em um internato. Pede ajuda para a mais velha para ajudá-lo com a mais nova. No entremeio eles visitam a mãe e conversam com ela normalmente na esperança de que ela acorde. Mas a filha mais velha guarda uma mágoa profunda da mãe e é ai que a história começa a pegar fogo, quando ela revela à Matt algo que ele nunca imaginou.
Além de tudo Matt é o depositário da terra de seus ancestrais, daí o nome do filme. Sua família herdou um belo pedaço do paraíso e seus primos querem muito vender, afinal, a bolada irá resolver a vida de todos, mas a população é contra. Mas isso não é o principal do filme, acho que serviu mais como bandeira do bom mocismo em tempos de sustentabilidade e preservação. A eterna boa mensagem de Hollywood, mas tudo bem, não interfere em nada na película.
Aos poucos Matt vai retomando a confiança das filhas, mostrando que pode segurar a onda, caso a mãe não acorde nunca mais. Nesse meio tempo eles viajam juntos e passam por momentos "Mastercard" together.
Destaque para a grande atuação de Clooney e para o amigão da filha mais velha, Sid, interpretado por Nick Krause. A trilha sonora também se destaca, com belas vozes made in Hawaii e Ukuleles melódicos. Bom programa.





Um comentário:

resmunga ai