segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AS AVENTURAS DE TINTIM: O SEGREDO DO LICORNE


EUA/Nova Zelândia, 2011
Direção: Steven Spielberg

Após altos e baixos nos últimos anos (mais baixos na minha opinião), Spielberg retoma toda sua energia e genialidade para nos entregar esta fabulosa adaptação dos clássicos quadrinhos de Tintim, personagem criado por Hergé (falecido em 1983) em 1929.

Para a empreitada, Spielberg juntou-se à Peter Jackson (diretor da trilogia "Senhor dos Anèis"). Peter na produção e Spielberg na direção. Para a continuação, inverterão os papéis e ainda comenta-se que James Cameron, de "Avatar", será o diretor do terceiro filme. Mas enquanto a última informação não passa de especulação, a dupla Spielberg+Jackson é mais do que suficiente para encantar os fãs e também quem nunca teve contato com a obra de Hergé.

Confesso que até "Avatar", a tecnologia (Motion Capture) utilizada para realizar filmes e animações recentes nunca me agradou. Sempre achei falso e artificial. Sem vida. Embora Tintim não chegue a perfeição do blockbuster de James Cameron, o uso desta tecnologia foi muito bem empregada, apesar do olhar de peixe-morto de Tintim. As imagens são impressionantes e as fusões e passagens de uma cena para outra encantam e o 3D com certeza amplifica os sentidos.

Este primeiro filme é baseado em uma publicação de 1942 de um jornal belga que publicava as histórias de Hergé. O jovem repórter e viajante que dá nome ao personagem, tem no cãozinho Milu o companheiro ideal para suas aventuras. No filme, eles descobrem o paradeiro de um antigo navio (Licorne), que era dado como desaparecido e com a ajuda do capitão Haddock, vão atrás de seus tesouros. Para chegar até lá precisam desvendar alguns mistérios e enfrentar bandidões como Sackarine. Para tal ele também contará com a ajuda dos cômicos detetives Thomsom e Thompson.

Pois é, Spielberg volta a encantar com essa fiel adaptação de um clássico. Já estou ansioso pela continuação. Destaque para o bêbado e figuraça Capitão Haddock.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai