segunda-feira, 2 de agosto de 2010

THE APPLE AND THE WORM


Dinamarca, 2010
Direção: Anders Morgenthaler

Um dos três longas que esteve presente no Anima Mundi 2010, "The Apple & the Worm" vem de uma país que não possue muita tradição na animação. De cara já percebe-se que o filme segue um ritmo mais lento, diferente do que estamos acostumados. A animação possue traços simples e um roteiro bonitinho. Não chega a ser um primor, e em alguns momentos confesso que é até chato, mas alguns personagens e a bela conclusão fazem com que seja um programa ao menos curioso.
O filme conta a história de uma maça perfeita (Torben), ela quer participar de exposições e ganhar prêmios. Um belo dia aparece um verme (Sylvia) dentro dela e ela acaba sendo expulsa da árvore para não contaminar as outras maças. Dá-se início então uma aventura pelo mundo desconhecido que existe fora da macieira.
Junto com Torben e Sylvia, temos outros dois personagens como a maça defeituosa que parece uma pêra (Newton) e a cerejinha cantante (Bo). Newton quer conhecer o mundo, sair por aí e junta-se a Torben e Sylvia na aventura. Pelo caminho encontrarão outras frutas e vegetais em geral, como os tubérculos fanáticos que esperam um dilúvio e a berinjela psicopata.
Apesar de não envolver muito, a conclusão traz uma bela mensagem que vale para todos: Nem sempre detemos poder sobre nosso destino. Podemos almejar uma carreira promissora e fazer por onde conquistá-la, mas a vida nos reserva supresas que podem alterar completamente o resultado final. Torben não conseguiu ser uma maça premiada, mas virou uma frondosa árvore e pai dedicado, além de ganhar uma amiga para a vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai