quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Tropa de Elite



Brasil, 2007
Direção: José Padilha

Finalmente fui conferir o filme mais comentado do ano, e não foi em dvd pirata não, foi no cinemão! O que falar do que tudo mundo já sabe? A história da pirataria não poderia ter tido efeito melhor para a divulgação do filme. Tropa caiu na boca do povo com este episódio onde os mais radicais até acreditam que o tal dvd deixou-se vazar propositalmente. E sinceramente, eu acho que essa tese é muiiito possível. Enfim, vamos ao filme.

"Tropa de Elite" = Capitão Nascimento. O personagem de Wagner Moura é o que segura o filme todo. Na realidade, a trinca formada por Wagner, Junqueira e o excelente estreante Ramiro segura o filme. O roteiro não é lá essas coisas, mas a força do personagem Capitão Nascimento é incrível. Você percebe até a mudança no seu tom de voz, realmente um trabalho incrível. André Ramiro e Caio Junqueira não ficam atrás como os "aspiras", candidatos a uma vaga na elite da polícia militar. O produtor de casting foi extremamente feliz na escolha desta trinca, os outros personagens contudo são fracos e vazios. Talvez tenha sido proposital, porque você abomina facilmente a turminha playboy e maconheira da elite carioca que faz passeatas pela paz e vende drogas na faculdade.

A polêmica levantada pelo filme de que o usuário patrocina o tráfico e consequentemente seus crimes e mortes foi muito bem colocada, mas o tom do discurso foi muito radical e o buraco é muito mais embaixo. É muito fácil culpar o sistema por tudo e assim justificar a polícia corrupta e todos os abusos e subornos que ocorrem. O filme mostra que, ou você entra no esquema do sistema ou se dá mal. Ser bonzinho e honesto não leva a nada e até os mais incorruptíveis, que no caso do filme, são os aspiras, tem seus momentos de fraqueza e entram na onda, nem que estejam mais para Robin Hood do que Al Capone. Ninguém está imune e talvez ninguém queira estar. Faz parte do jogo.

Tropa é aquele tipo de filme em que a ala masculina sai do cinema na pele do personagem. Tipo Rocky, Karatê Kid, Rambo. Você sai da sala se achando o próprio Capitão Nascimento e talvez aí esteja a explicação para a popularizaçao dos bordões do filme que estão na boca do povo como "coloca na conta do papa", "pede pra sair" e "o senhor é um fanfarrão" hahaha. Ótimo!

Tropa é tendência e caiu na graça popular. Também, não poderia ser diferente, uma vez que seu lançamento foi praticamente realizado nas ruas das grandes metrópoles brasileiras. Acho que depois dessa, vai ter muito filme vazando pros pirateiros rs. Capitão Nascimento rules! Tropa de Elite pega um pega geral e com certeza vai pegar você, se ja não pegou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai