sexta-feira, 4 de maio de 2007

Sunshine


Inglaterra, 2007
Direção: Danny Boyle

Fazia tempo que não assistia uma ficção decente. O gênero sempre esteve na berlinda, típico caso de amor e ódio. Eu particularmente aprecio bastante uma boa ficção científica, uma vez que sonhava quando criança em ser um astronauta, eu e 90% da população masculina.

"Sunshine" conta a história de uma equipe de cientistas que são enviados em direção ao Sol para lançar uma bomba nuclear sob ele e quem sabe assim, reviver a estrela, que está com seus dias contados e consequentemente, a humanidade.

O elenco é excepcional e mundial, seguindo a tendência da série Lost. Além de contar com um dos grandes atores da atualidade, o bombril Cillian Murphy que tem interpretado personagens muito interessantes de forma extraordinária recentemente.

O diretor Danny Boyle também já é um velho conhecido. Dirigiu Transpotting e 28 Days. Seu trabalho em Sunshine é muito bom, como de praxe. A direção de arte está impecável e apesar de ser uma ficção, o filme ganha o espectador no roteiro bem amarrado e por que não, surpreendente. Sim, o filme guarda surpresas arrebatadoras.

As referências à 2001, Uma Odisséia no Espaço e Alien, O Oitavo Passageiro, estão bem claras e podem ser interpretadas como uma homenagem ao gênero.

O filme ganha tensão no final com a descoberta de um novo tripulante. As imagens, o som, tudo contribue para que o espectador seja tomado pelo clima e embarque na missão. Aventura, intrigas e suspense na dose certa. E claro, uma mensagem de alerta para os seres que ficaram aqui embaixo no planeta azul.

Você pode achar que o fantástico das ficções é exagero, mas por que ele sempre está presente nos clássicos do gênero? Porque não conseguimos explicar nem os fenômenos que acontecem ao nosso redor em plena terra, quanto mais no espaço. Ou você acredita que sairia ileso da experiência de admirar seu planeta lá de cima ou dar de cara com galáxias e energia? Difícil hein. Se relembrarmos alguns filmes, a lembrança de fatos inusitados e fantásticos sempre estarão presentes no gênero, Contato, Alien, Solarium, e por aí vai, todos têm seus mistérios. Não se explica o inexplicável. E prefirimos que continue assim, um mistério.

Para quem gosta de ficção ou para quem quer simplesmente ver um bom filme, Sunshine é a pedida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai