terça-feira, 27 de março de 2007

Ponte Para Terabítia


EUA, 2007
Direção: Gabor Csupo

M A R A V I L H O S O ! Um filme lindo e emocionante que mexe com inúmeras emoções e lembranças ... Simplesmente inesquecível, daqueles que você quer rever na sequência.

Eu não conhecia a história. A mãe do diretor escreveu o livro na década de 70 para que ele aprendesse a lidar com a dor da morte, uma vez que uma amiga muito próxima falecera em sua infância. O filme é bonito demais e o livro com certeza deve ser melhor ainda, estou louco para lê-lo.

"Ponte para Terabítia" conta a história de duas crianças, um menino e uma menina que são rejeitados na escola pelos "amiguinhos", mas encontram um no outro, uma espécie de alma gêmea. A amizade vai crescendo e o amor entre os dois é puro e sincero, daqueles que fazem nossos olhos brilharem. Eles são vizinhos e todo dia após voltar da escola, eles vão para um mundo imaginário somente deles, onde são soberanos. Neste mundo existem Trolls gigantes, exércitos de louva deuses, cachoeiras extraordinárias, enfim, um mundo de sonho para duas crianças especiais.

É impossível não lembrar da nossa época de colégio, as grandes amizades que perduram até hoje, as brigas e subordinações por parte do povo da 8° série, as aulas de música ... É tudo muito nostálgico e emocionante. A amizade dos dois é a coisa mais linda. Ele, é um menino muito sofrido que embora tente criar seu mundo de fantasia através de seus desenhos, sempre é trazido a dura realidade pela figura autoritária do pai que o trata como adulto. Ela, aparentemente é uma criança feliz que só quer brincar. Seus pais são escritores e ela, talvez por influência deles, também gosta de imaginar e criar situações fantasiosas. "keep your mind open..." é seu lema e através dele, consegue fazer com que o menino também entre na fantasia apesar da sua dura realidade.

Dos mesmos produtores de "Nárnia", "Ponte" mostra-se maduro e envolvente. As crianças protagonistas são interpretadas pela ótima loirinha da "Fantástica Fábrica de Chocolate" e pelo também talentoso garotinho do filme "ABC Do Amor". Além de tudo, tem MAY BELLE, a irmã mais nova do menino que é simplesmente um anjo em forma de gente, coisinha mais linda e ótima atriz. O cast não poderia ter sido melhor escolhido. A direção também está ótima, uma vez que trabalhar com crianças é um dos maiores pesadelos de todo diretor, aqui até parece que foi fácil, pois todas as crianças estão muito bem em seus papéis. Os efeitos especiais são discretos e muito bem feitos e na realidade, o melhor de tudo é que não existe um abuso destes efeitos, eles aparecem na hora certa e são um complemento para a mente criativa da dupla e não o principal da película. Esta tudo muito bem encaixado e no seu devido lugar.

Na última 1/2 hora chorei sem parar, até tentava, mas não conseguia, as lágrimas caiam... Será que eu estava sensível? Acho que não, pois sei que muitos passaram por isso também e não porque o filme é piegas e apelativo, pelo contrário, é muito lindo mesmo. Mas para não arriscar jogar toda essa magia por água abaixo, vá ver a versão legendada e prepare-se para um dos filmes da sua vida. KEEP YOUR MIND OPEN, ALWAYS!!! LINDO!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai