quarta-feira, 26 de abril de 2006

Irmãos



França, 2003
Direção: Patrice Chéreau
Este era um dos poucos filmes que eu desconhecia da retrospectiva. Fui atrás de informações e a sinopse não me agradou, mas movido por forças alheias, lá fui eu conferir a película francesa.

O filme é meio deprê. Conta a história de dois irmãos que nunca se bicaram muito. O mais velho descobre que tem uma doença terminal e vai pedir ajuda ao irmão mais novo, que por sua vez é homossexual e claro, o irmão mais velho não sabe.

Pois é, todos os elementos para um grande drama estão presentes, mas a interpretação blasé dos atores não deixa que isso aconteça. Não, não foi um elogio não. Com certeza foi a intenção do diretor, mas não me agradou. Claro, o tema proporciona cenas de tensão e alguns bons diálogos, mas não passa muito disso.

O filme é parado, ok, mas o conjunto da obra não colabora para você não se ater à este detalhe. Além disso, Patrice é daqueles diretores que gostam de mostrar tudo nos míííííííííínimos detalhes, como a cena da depilação do irmão mais velho para ser operado, quase em tempo real.

Tudo proposital e devidamente calculado, é claro. E a música, a única aliás, que toca ao final do filme é tãoooooo depressiva. Patrice não deve ter dormido até achar a música. Tudo muito calculado para ser algo cool e desprentesioso. Na minha visão, falhou. O filme tem lá suas virtudes, uma ou duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai