quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Cinema, Aspirinas e Urubus


Brasil, 2005
Direção: Marcelo Gomes

Marcelo Gomes foi co-roteirista de Madame Satã, onde Lazáro Ramos realiza um trabalho excepcional. Em seu primeiro longa, que foi selecionado na mostra Un Certain Regard, no festival de Cannes 2005, Marcelo conta a história de Johann, um alemão que foge da guerra em seu país e vem para o Brasil vender aspirinas, o milagre da medicina, no sertão.

O filme se passa em 1942. Em sua trajetória conhece Ranufo, mais um local castigado pela seca. Os dois passam a percorrer o sertão vendendo aspirinas. Para atrair os clientes para o novo remédio, Johann passa um pequeno filme publicitário que impressiona os locais. É o primeiro contato da população com o cinema. O filme mostra a amizade do alemão educado e urbano com o sertanejo sofrido e iletrado.
A locação, a trilha sonora, a fotografia e principalmente o roteiro e a direção estão impecáveis, fora os atores que dão um show de interpretação, em especial Ranufo interpretado por João Miguel.

É mais um filme que fala da miséria brasileira? Sim. Outro filme locado no sertão? Sim. Então é aquela coisa batida e piegas? NÃO!!!! O roteiro é maravilhoso, não é por menos que foi o grande vencedor da última mostra de Cinema de São Paulo.

Realmente acredito que vem aí a melhor safra de cineastas desde o renascimento do cinema brasileiro e Marcelo Gomes só faz confirmar esta tese. Diálogos inteligentes e na medida certa, silêncio quando se precisa do silêncio e imagens de tirar o fôlego. Um filme simples mas com alma e paixão. Que mais precisamos em um bom filme? Ótimo!!!!





Publicado originalmente no o critico sou eu em 23/11/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai