sábado, 5 de novembro de 2005

Hotel Ruanda



EUA/ITÁLIA/ÁFRICA DO SUL, 2004
DIREÇÃO: TERRY GEORGE

Tutsi: Nariz mais fino, mais alto, pele mais clara. Hutu: O que sobrar. Esta foi a definição dada pelos belgas que colonizaram Ruanda, um dos países mais populosos da África. Detalhe: mais de 70% da população é formada por Hutus. Ou seja, de novo o poder nas mãos de poucos.

A partir do século XV a minoria Tutsi passou a dominar por suas armas mais modernas e à 500 anos Tutsis e Hutus vivem em conflito.

Hotel Ruanda conta a história verídica de Paul Rusesabagina , interpretado maravilhosamente por Don Cheadle que concorreu ao Oscar de melhor ator em sua última edição.

Em 1994 ocorreu um dos maiores massacres do século XX , quando quase 1 milhão de civis foram mortos na guerra entre Tutsis e Hutus em Ruanda. Apoiado pelo exército, os Hutus revoltados pelo assassinato do presidente que havia assinado um acordo de paz, inicia um verdadeiro extermínio da população Tutsi e de quem defendê-los. Foram quase 1 milhão de mortes em 3 meses.

Paul é gerente de um Hotel, um verdadeiro oásis no meio do caos. Simpático e prestativo, esta sempre agradando as pessoas mais importantes para poder pedir ajuda futuramente se necessário. E o dia chega. Casado com uma Tutsi, Paul é um Hutu não radical. Quando o extermínio começa Paul abriga sua família no Hotel e quantos mais ele pode. Paul acaba salvando mais de 1200 vidas. Este sim , um homem onde a palavra herói se encaixa muito bem. E tudo isso sozinho, pois toda bajulação de nada lhe adiantou no momento em que mais precisou. Todos os que se diziam amigos de nada fizeram. O exército Belga chega. Para que? Para retirar todos os brancos do Hotel. O mundo deu as costas para o que acontecia, ninguém interveio! A população ruandesa foi literalmente abandonada e largada à sorte.

Não chega a ser um filme maravilhoso, mas a história sim é muito forte, triste, mas necessária de ser contada e vista. O mundo não pode mais dar as costas para as atrocidades que acontecem e ficarem somente olhando para os próprios umbigos. E pensar que isso aconteceu a 11 anos atrás ... Trata-se de um filme obrigatório uma vez que o ser humano ainda mata por diferenças religiosas e raciais. Vale também para conferir a bela atuação de Don Cheadle.





Postado originalmente em 05/09/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai