segunda-feira, 9 de julho de 2012

SOMBRAS DA NOITE



EUA, 2012
Direção: Tim Burton

Sou fã de carteirinha de Tim Burton há tempos, principalmente das animações, mas também não babo o ovo para qualquer coisa que ele faça. Acho que têmos que ter um poder de crítica e saber distinguir o bom do ruim, mesmo quando se trata de alguém consagrado e venerado, afinal, ninguém está acima do bem e do mal.

"Sombras da Noite" apresenta mais do mesmo, em tratando-se de Tim Burton é claro. Todo seu universo bizarro e peculiar está na tela. Como sempre, cenários e figurinos são impecáveis, mas isso não basta. 

O filme conta a história de Barnabas Collins (Depp), que recebeu uma maldição da bruxa má Angelique (Eva Green) após esnobar seu amor. A bruxa o transformou em um vampiro e o trancou em uma tumba. Dois séculos depois o vampirão acordou nos loucos anos 70. A família rica e poderosa de outrora, vive agora na decadência. 

O elenco é recheado de estrelas, além de Eva Green e Depp, ainda tem Michelle Pfeiffer, Helena Bonham  Carter (mulher de Tim), Jonny Lee Miller e a excelente estrelinha em ascensão Chloe Moretz. Tantos bons atores no entanto não garante a qualidade de um filme. Sempre insisto que o roteiro é tudo e o de "Sombras da Noite" é bem fraco.

São muitos personagens e nenhum desenvolvimento para eles. Bom para Depp que brilha praticamente sozinho. Aliás, Depp é o melhor do filme. Nem a participação mais que especial de Mister Alice Cooper fez com que eu mudasse minha opinião.

Não é de hoje que sinto que Burton vem perdendo a mão. Também não curti a releitura de "Alice no País das Maravilhas", tampouco o musical "Sweeney Todd", que achei bem chato por sinal.  Mas aguardo com muita expectativa seu próximo projeto "Frankenweenie", uma animação sobre um garoto que ressuscita seu cão após um acidente. 

Expectativa porque acredito que Tim irá com "Frankenweenie", aproximar-se mais dos trabalhos de que realmente mais gosto dele: "O Estranho Mundo de Jack" e "A Noiva Cadáver". Isso nas animações, porque o homem ainda têm em sua filmografia filmes inesquecíveis e deliciosos como "Marte Ataca", "Os Fantasmas se Divertem" e os sensacionais "Ed Wood" e "Edward Mãos de Tesoura".

Adoro Burton, mas realmente seus últimos trabalhos me decepcionaram. Que venha o cachorrinho "Frankenweenie" para calar minha boca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai