terça-feira, 16 de agosto de 2011

A ONDA

Alemanha, 2008
Direção: Dennis Gansel

Incrível como a Europa, mais precisamente a Alemanha, com todo seu horrível histórico parece sempre uma bomba prestes a estourar. Manifestações de racismo pipocam pelo velho continente e a iminência de uma guerra, ainda que civil, não deve ser descartada, infelizmente. Vide o que aconteceu em Londres recentemente.

"A Onda" é um belo filme. Belo, inteligente e assustador. Nele, um professor dá aulas de autocracia, queria dar a aula de anarquia, mas o professor mais velho não permitiu. Ele então prepara um projeto de uma semana, onde os alunos deverão imergir na matéria literalmente. Eleito líder natural pela classe, o professor começa a destacar tarefas. A primeira pergunta a ser respondida é: É possível na Alemanha atual um governo ditador? A resposta inicial de seus alunos é de que não, claro que não. E ele, irá conseguir provar o contrário.

Primeiramente precisamos de um nome declara o professor. Depois, uma identidade visual e um uniforme, para que todos sejam tratados iguais e sempre nos reconheçam. Com o decorrer da experiência, adolescentes que sempre procuraram uma identidade, um grupo para fazer parte, assume todos os mandamentos de "A Onda". Até saudação eles possuem e o negócio toma proporções incontroláveis, a ponto de rejeitarem quem não faz parte do movimento. Sensação de deja vu, certo?

O professor começa a ser idolatrado. Sua classe enche de novos alunos e o movimento extravasa o muro escolar. Tal experiência nunca poderia acabar bem e a tragédia era questão de tempo.

Bom, estava provado que sim, a Alemanha pode ser o berço de uma nova guerra. Tudo isso foi um experimento que acabou mal, mas o pior de tudo, é que foi verdade!

Forte, com um roteiro muito bem tramado, grande atuação e uma direção segura. Encantador e assustador. Eduque bem suas crianças, porque após uma certa idade, ela quem irá escolher quem seguir e a base de sua educação será a chave elementar de seu destino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai