sábado, 11 de abril de 2009

Kind of Blue - O Místico Álbum de Miles Davis Completa 50 Anos


New York, 02 de Março de 1959. Jimmy Cobb chega ao lendário estúdio da Columbia Records. Enquanto aguarda os outros músicos que participariam das sessões antológicas, a outra foi em Abril do mesmo ano, prepara sua bateria.

Os músicos vão chegando. John Coltrane, mago do sax, Cannonball Adderley, Paul Chambers, Winton Kelly, Bill Evans e o mito Miles Davis. Após confabularem sobre o que estaria prestes a ser realizado e como o fariam, dá-se início à gravação do álbum mais místico da história do Jazz, senão, da história da música: Nascia Kind of Blue.

Miles abandona o hard bop e entrega-se ao modalismo, estilo que proporciona aos músicos maior liberdade de improviso e utilização de notas longas e silêncios.

Após o sucesso de "Porgy and Bess", Miles torna-se astro das celebridades, que compareciam as suas jams em busca do status que Miles proporcionava para quem acompanhava suas peripécias musicais. Astros do calibre de Marlon Brando e Elizabeth Taylor eram figuras carimbadas em suas apresentações. Miles passou a ser sinônimo de status e requinte musical.

Com a moral lá em cima, Miles recebe carta branca da Columbia para a gravação do novo álbum. Pela primeira vez ele teria o comando de todo o projeto, desde a composição, passando pela escolha da banda e a direção da gravação. Detalhe: os arranjos foram definidos no dia da gravação, para que a música fosse captada em seu estado mais puro de espontaneidade. Nascia o álbum que até hoje é sinônimo de Jazz.
Neste ano teremos a oportunidade de conferir o álbum executado pelo lendário baterista Jimmy Cobb (baterista original do álbum), que fará o show em homenagem aos 50 anos do disco antológico no Bridgestone Music Festival . Imperdível!

E quem se interessou e quiser saber mais sobre a lendária gravação, não deve deixar de ler, "Kind of Blue - A História da Obra-Prima de Miles Davis", de Ashley Kahn. Se for amante da arte, aconselho ainda, "A Love Supreme : A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane", do mesmo autor.

Em homenagem aos 50 anos de Kind of Blue, a rádio trilha presenteia seus leitores com o místico álbum do mestre do trompete na íntegra. Soooo What!

Um comentário:

  1. O disco está faz tempo em minha lista para aquisições (que só aumenta). o show, infelizmente, perdi. C'es la vie! Cada vez mais corrida. abrço

    ResponderExcluir

resmunga ai