terça-feira, 6 de dezembro de 2005

O Fim e o Princípio



Brasil, 2005
Direção: Eduardo Coutinho


No início do filme Coutinho narra: Não existe projeto. Não existe roteiro, tampouco pesquisa prévia.

Coutinho leva sua equipe reduzidíssima de 7 pessoas e parte rumo ao interior da Paraíba a procura de histórias. Nas redondezas de São João do Rio do Peixe, encontra várias pessoas com muito a dizer sobre amor, religião, vida e principalmente, morte.

Por acaso os personagens mais interessantes são idosos e daí a idéia espontânea de O Fim e o Princípio. Leocádio por exemplo, um dos meus personagens preferidos chega a questionar Coutinho, sendo um dos únicos letrados de todos os entrevistados, ele trava um diálogo que chega a deixar Coutinho sem jeito, ao perguntar sobre sua crença em Deus.

São pessoas simples e humildes que nos proporcionam minutos deliciosos de sabedoria popular instintiva. Não há filosofia, não há psicanálise e é tudo isso que provoca o espetáculo deste documentário.
Outro personagem, Chico Moisés é daqueles que como ele mesmo diz: " Acredito no que vejo com os olhos e pego com as mãos". O único problema do filme é a dicção de alguns entrevistados, mas com um pouco de esforço isso passa quase despercebido.
O filme acaba com a promessa de Coutinho: " Daqui um ano voltarei para mostrar o filme." A sessão ocorreu na semana passada, infelizmente Leocádio não pode acompanhar pois falecera alguns meses após as filmagens.

Trata-se de um documentário maravilhoso, simples e verdadeiro, como só Coutinho consegue fazer, talvez na busca do anti-cinema.

O que dizer de um homem que realiza 5 documentários depois dos 65 anos? Esse sim, merecedor de destaque a muito tempo no cenário do cinema mundial. Muito bom. Não perca este e outros filmes que encontram-se nas locadoras. Coutinho é mestre!









Postado no O Critico Sou Eu em 06/12/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai