terça-feira, 18 de julho de 2006

O Samurai Do Entardecer



Japão, 2002
Direção: Yoji Yamada

Este belíssimo filme concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro à alguns anos atrás e somente agora chega as nossas telas. Antes tarde do que nunca.
" O Samurai Antes Do Entardecer " conta a história de um humilde Samurai que à muito já deixou de exercer sua arte. Viúvo e pai de duas filhas pequenas ele abdica de sua vida para cuidar das crianças. Recebeu este apelido pois ao invés de ir para os bares com os colegas de trabalho após o expediente, ia direto para casa. Ninguém desconfia de que se trata de um Samurai até ele ser forçado a desafiar um homem para salvar seu amigo.
Além de humilde, ele mostra ser um Samurai " mais moderno" e consequentemente menos machista, característica marcante do povo japonês até hoje. Exemplo disso é o incentivo que ele dá para suas filhas para continuarem lendo e estudando e ao recusar à primeira vista um arranjo de casamento com uma antiga amiga de infância que ressurgira para equilibrar sua vida novamente. Recusara pois não teria condições de proporcioná-la o luxo a que estava acostumada.
Não espere grandes combates e efeitos mirabulosos. Isso não existe. Espere sim, grandes palavras e diálogos. Um filme sobre o amor paterno principalmente, onde se sabe valorizar o que realmente importa nesta vida.

O filme é narrado pela filha mais nova. Em certo momento, após descobrirem que além de Samurai , ele era discípulo de um grande mestre, o líder de seu feudo ordena que ele mate um soldado rebelde. A princípio ele recusa, dizendo não estar à altura da missão. Tudo isso, pensando em suas filhas, em poder continuar acompanhando o crescimento delas de perto e não ter que deixar isso para qualquer um caso viesse a falecer. Porém ele é obrigado, caso contrário seria expulso do Feudo.

Ou seja, para ele não importa o status que a posição de Samurai possa vir a proporcioná-lo, mas sim , manter-se vivo para cuidar de suas filhas.
Lembra muito a essência de " Antes da Chuva", último filme de Kurosawa. Sútil, simples e bonito. Típico filme que o leva a reavaliar seus princípios e suas metas de vida. Não que estejamos perdidos, mas humildade, nunca é demais e dinheiro, definitivamente, não é tudo. Muito bom!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai