terça-feira, 20 de junho de 2006

Três Enterros



EUA/França, 2005
Direção: Tommy Lee Jones

Parece que o destino de grandes atores é mesmo a direção. Foi assim com Clint Eastwood que a cada filme na direção se supera, George Clooney também mostra um grande futuro na função, vide o ótimo Boa Noite, Boa Sorte e agora temos Tommy Lee se aventurando na direção.

Aventurando é modo de dizer, pois trata-se de uma bela estréia na função. É verdade que existem outros que tentam, Kevin Costner é um deles, mas ele também nunca foi um bom ator, na minha opinião. Uma coisa leva à outra, diferentemente do futebol. Os bons técnicos em sua grande maioria foram jogadores medianos para não dizer medíocres. Em tempos de Copa a comparação até que cai muito bem. Pois bem, isso não ocorre no cinema, um ótimo ator pode vir a ser um ótimo diretor mas um péssimo ator dificilmente chega lá, Carlos Alberto Ricceli, O Boto, esta tentando, tem um filme dele para sair. Vá conferir para ver se não concorda com minha tese.

Tommy Lee Jones surpreende. " Três Enterros" é sobre justiça e perdão. Na fronteira entre EUA e México um policial da fronteira mata um mexicano por acidente. O mexicano por sua vez, era o melhor amigo de Tommy que leva o assassino em uma jornada pelo deserto para enterrar o morto em sua terra natal.

Durante a viagem muita coisa acontece, mas o principal é a mudança do personagem do assassino. Tommy não alivia em nenhum momento o castigo, consegue fazer com que aquele homem se arrependa profundamente pelo crime que cometera.

Tortura psicológica? Talvez, mas funciona e muito bem. Eles carregam o corpo do morto durante toda a viagem, o que proporciona cenas engraçadas e as vezes até bizarras, mas tudo tem um porque.

Um filme sobre Honra, dor e como lidar com ela acima de tudo. Ótimo roteiro, direção surpreendente e um lindo trabalho dos dois protagonistas, principalmente do policial sequestrado (Barry Pepper). Belo filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai