quinta-feira, 4 de maio de 2006

O Plano Perfeito

EUA, 2006
Direção: Spike Lee


Ouvi até dizer que era o primeiro grande filme do ano. Bem, dirigido por Spike Lee, tudo leva a crer que a afirmação possa ser verdadeira, então fui confirmar, como bom curioso e apreciador da obra de Spike, que está acima da média de muitos diretores. Fui , vi e comprovei. Bom filme, mas não era para tanto.

Como o próprio título do filme já enfatiza, o nome em português digamos de passagem, o original é " Inside Man", Plano Perfeito conta a história de um assalto à banco.

O tipo de filme onde o bandido faz o mocinho de idiota e você até torce pelo bandido, muito bem interpretado por Clive Owen que é especialista no papel de "caveman". O mocinho por sua vez ludibriado é representado por Denzel Washington no papel de sempre, o policial boa pinta, malandro, metido e sárcastico. Gosto dele, mas esses seus papéis parecem todos iguais, parece que ele está sempre representando o mesmo personagem. Ainda temos a tímida participação de Jodie Foster e Willem Dafoe.

Certo, bom elenco, ótimo diretor e filme legalzinho. Como se diz na língua deles: OK. O grande trunfo do filme seria a conclusão da trama, mas a expectativa gerada é tão grande que torna-se sem graça. Eu esperava algo absurdo, uma reviravolta do além, porém a tão famigerada idéia do plano perfeito mostra-se algo que desaponta ao final.

Filmes de planos perfeitos em assaltos mirabolantes já são coisa comum, e se o roteiro não for bem tramado, caímos no óbvio. O filme não me surpreendeu e acho que foge um pouco à característica do cinema de Spike.

Boa diversão, mas longe de ser um grande filme. Vale pelos protagonistas fazendo muito bem seus papéis de sempre. É legal também ver a relação entre bandido e polícia, neste caso, quase um caso de amor, não me surpreenderia se os dois estivessem tomando uma cerveja após todo o alvoroço. Bom programa, mas vá com a intenção de se divertir antes de analisar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai