quinta-feira, 14 de agosto de 2008

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS



EUA, 2008
DIREÇÃO: CHRISTOPHER NOLAN
É tudo verdade! Tudo o que você ouviu falar do tão aguardado "Cavaleiro das Trevas" não é mera babação pela publicidade que a morte de Heath Ledger proporcionou à película. É a mais pura realidade.
O Batman de Christian Bale nasceu com a proposta de renovar a franquia e trazer o personagem para mais perto de suas origens e reais características. Um Batman que é gente como a gente, a não ser pelo fato de ser milionário e poder usar sua fortuna para adquirir as famosas traquitanas desenvolvidas pelo personagem de Morgan Freeman.
"Batman Begins" foi um bom recomeço, e "The Dark Knight" chegou para entrar para a história do Cinema como o melhor filme que a franquia do Homem-Morcego já produziu.
Neste mais recente filme, Batman está cansado. Quer passar o bastão e acha que encontrou o substituto ideal na pele de Harvey Dent, o poderoso homem da lei que colocou praticamente todos os gangstêres de Gotham City atrás das grades menos um: HAHAHA, why so serious?!
O Coringa de Heath Ledger é algo de espetacular. Esquizofrênico, pertubado e imperador do caos. Pra ele não interessa o dinheiro, ele quer ver o circo pegar fogo, e tudo que faz, faz pelo prazer de satisfazer sua mente doentia. A maquiagem borrada, os trejeitos perfeitos, a voz, os tiques ... Está tudo lá. Todos estes elementos somados à interpretação magistral de Heath Ledger, fazem deste Coringa, Jack Nicholson que me perdoe, o Coringa definitivo. Com certeza, este é o filme do Coringa, mas a adaptação traz muito mais.
O personagem Harvey Dent é excelente! (Duas caras vêm aí). O homem em que Gotham pode confiar e o melhor de tudo, é que ele não precisa se manter na escuridão ao contrário do Cavaleiro das Trevas. Seu único defeito é ter roubado justamente a única mulher que tocou o coração do herói solitário. Mas isso só serve para aumentar a tensão do roteiro e ajudar o Coringa a chegar mais perto de seus objetivos. Aliás, ele consegue quase tudo que quer. Só fica faltando mesmo, passar o Batman para o lado negro, já que ele não consegue matá-lo. Mas ele consegue levar Harvey Dent, o homem acima de qualquer suspeita. Como? Lembra daquela mulher que falei no início do parágrafo? Pois é.
Se não bastasse, o filme conta com um elenco de apoio que mais parece o planetário do ibirapuera. Michael Caine, Morgan Freeman, já citado, Gary Oldman, Aaron Eckhart e Maggie Gyllenhaal. Precisa mais? Precisa! A direção de arte é excelente! Figurinos, cenografia, maquiagem... Tudo perfeito e na medida certa. As atuações .... ótimas e sensacional no caso de Heath. Direção precisa e um roteiro ... simplesmente a melhor adaptação que uma HQ já recebeu com toda certeza. Um filme de quadrinhos para adultos.
Pra não dizer que o filme é perfeito, somente uma coisa não me agradou: a voz extremamente grave e rouca do Batman, parece em alguns momentos forçada. Mas pra falar a verdade, depois de alguns minutos já tinha até esquecido deste detalhe e mergulhado de cabeça nas pertubadas mentes do Homem-Morcego e do insano Coringa.
Faça o mesmo você também. Se você não é fã de quadrinhos, vai gostar. E se você é, meu amigo, vai se esbaldar! FILMAÇO! O melhor Batman de todos. Vai ser difícil superá-lo. Heath Ledger entra pra história. Que os Deuses do Cinema lhe protejam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai