sexta-feira, 17 de agosto de 2012

À BEIRA DO CAMINHO

Brasil, 2012
Direção: Breno Silveira


Sensação de déjà'vu no ar. Pois é, o novo filme de Breno Silveira irá remeter aos cinéfilos várias obras passadas. Ele conta a história do caminhoneiro João, recluso na sua boléia e amargurado. Carrega um fardo do passado o qual não consegue se desprender. Sente-se culpado e a solidão da estrada torna-se sua punição.

Eis que surge no seu caminho um menino que busca pelo pai, uma vez que sua mãe morreu. E com o desenrolar da trama, os dois começam a perceber que nada é por acaso. Seus caminhos se cruzaram para que fosse dado um basta em suas dores. Clichê? Total. Previsível? Com certeza.

Lembrou-se de roteiros semelhantes? Citarei alguns. "Central do Brasil" e "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", pra ficar nos nacionais. Tem ainda o belo argentino "Las Acacias", cujo caminhoneiro tem um jeito de ser muito semelhante ao João de Breno Silveira. Ou seria o contrário? Enfim, o garotinho acaba sendo fundamental para João conseguir deixar o passado para trás, e este por sua vez, irá saber recompensá-lo da melhor maneira possível.
Como já foi dito, o filme é previsível e clichezão. E daí? Sua grande força está no elenco e na trilha sonora. O roteiro não apresenta nada de novo. Agora cá entre nós, juntar a força dramática deste baita ator que é João Miguel, embalado pela trilha sonora do Rei Roberto Carlos é covardia né. Vale pelos dois. Prepare o lenço.