quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Oscar 2007

Aqui está a lista da Academia. Dos concorrentes à melhor filme dois ainda não estrearam "Cartas de Iwo Jima", fortissímo candidato que infelizmente deve chegar por aqui somente em Março, ou seja, após a premiação (inacreditável, eu sei) e "A Rainha" que deve estrear poucas dias antes da premiação que ocorre este ano no dia 25/02.

Com certeza as maiores surpresas são "A Pequena Miss Sunshine" concorrendo a melhor filme, o filme realmente é muito bom, mas não era para tanto, a ausência de "Volver" na categoria de filme estrangeiro, que concorre apenas com Penélope Cruz como melhor atriz e as várias indicações do ótimo filme espanhol "Labirinto do Fauno", este sim uma grata surpresa. E espero que desta vez Scorcese leve a sua estatueta, porque seu trabalho em Os Infiltrados" é sensacional, se bem que ... Clint Eastwood esta na parada ... Pobre Scorcese rs.

Você pode conferir as críticas de "Os Infiltrados", "Volver", "O Labirinto do Fauno" , "Pequena Miss Sunshine" entre outros concorrentes no blog. É isso aí.

Melhor filme: Babel,Os Infiltrados,Cartas de Iwo Jima,Pequena Miss Sunshine e a A Rainha

Melhor diretor: Alejandro González Iñárritu (Babel), Martin Scorsese (Os Infiltrados), Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima), Stephen Frears (A Rainha) e Paul Greengrass (Vôo United 93)

Melhor ator: Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue), Ryan Gosling (Half Nelson), Peter O'Toole (Vênus), Will Smith (À Procura da Felicidade) e Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

Melhor atriz: Penélope Cruz (Volver), Judi Dench (Notas sobre um Escândalo), Helen Mirren (A Rainha), Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) e Kate Winslet (Pecados Íntimos)

Melhor ator coadjuvante: Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine), Jackie Earle Haley (Pecados Íntimos), Djimon Hounsou (Diamante de Sangue), Eddie Murphy (Dreamgirls, Em Busca de um Sonho) e Mark Wahlberg (Os Infiltrados)

Melhor atriz coadjuvante: Adriana Barraza (Babel), Cate Blanchett (Notas sobre um Escândalo), Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine), Jennifer Hudson (Dreamgirls, Em Busca de um Sonho) e Rinko Kikuchi (Babel)

Melhor filme em língua estrangeira: Depois do Casamento (Dinamarca), Dias de Glória (Indigènes, Argélia), A Vida dos Outros (Alemanha), O Labirinto do Fauno (México), Water (Canadá)

Melhor filme de animação: Carros, Happy Feet: O Pingüim, A Casa Monstro

Roteiro adaptado: Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América, Filhos da Esperança, Os Infiltrados, Pecados Íntimos e Notas sobre um Escândalo

Roteiro original: Babel, Cartas de Iwo Jima, Pequena Miss Sunshine, O Labirinto do Fauno e A Rainha

Direção de Arte: Dreamgirls, O Bom Pastor, O Labirinto do Fauno, Piratas do Caribe: o Baú da Morte e O Grande Truque

Fotografia: Dália Negra, Filhos da Esperança, O Ilusionista, O Labirinto do Fauno e O Grande Truque

Figurino: Curse of the Golden Flower, O Diabo Veste Prada, Dreamgirls, Em Busca de um Sonho, Maria Antonieta e A Rainha

Melhor documentário: Deliver us from Evil, Uma Verdade Incoveniente, Iraq in Fragments e Jesus Camp My Country, My Country

Montagem: Babel, Diamante de Sangue, Filhos da Esperança, Os Infiltrados e Vôo United 93

Maquiagem: Apocalypto, Click, O Labirinto do Fauno

Trilha Sonora Original: Babel, O Segredo de Berlim, Notas sobre um Escândalo O Labirinto do Fauno e A Rainha

Música original:"I Need to Wake Up" (Uma Verdade Incoveniente)", Listen" (Dreamgirls)", Love You I Do" (Dreamgirls), "Our Town" (Carros), "Patience" (Dreamgirls)

Aldeotas


Texto: Gero Camilo
Direção: Cristiane Paoliquito
Elenco: Gero Camilo e Marat Descartes

Após pouco mais de um ano dedicando-se a escrever sobre minha paixão maior, abro espaço a partir deste ano para as outras vertentes de entretenimento que uma cidade como São Paulo dispõe e não são poucas. Teatro, Dança, Shows, Circo, tudo estará na mira do Cinemadicto, lembrando-se sempre que o foco principal do blog é Cinema, logo, sinta-se muito bem -vindo para colaborar com o blog enviando-nos suas resenhas sobre qualquer espetáculo, positiva ou negativa.

Ano passado tive a oportunidade de conferir outra peça de Gero, "Cleide, Eló e as Pêras", sensacional! Semana passada fui conferir "Aldeotas" e sinceramente, esperava um grande trabalho, mas achava que seria quase impossível superar "Eló". Felizmente, me enganei. "Aldeotas" é simplesmente fabulosa, linda.

Falar sobre o talento de Gero Camilo é chover no molhado, o pequeno homem é uma usina de criatividade, seja no cinema, teatro, música, sim ele compõe as músicas de suas peças, roteirista e por aí vai. O homem está com tudo e promete ingressar no cinema explorando cada vez mais as tecnologias digitais.

Assim que entramos à sala do teatro nos deparamos com os dois atores no palco se aquecendo. O cenário resume-se a um tapete no chão e mais nada. E pra que cenário quando temos dois talentos na nossa frente que apenas com a expressão corporal nos transportam para seu universo na cidadezinha de "Coti das Fuças"? " Eló" também não tinha cenário algum. Aí esta o poder do teatro, o poder de um grande ator. Eles imaginam e nós espectadores, vamos juntos.

"Aldeotas" narra a história de dois melhores amigos na puberdade. Amores, sexo, homossexualismo, sonhos, medos e frustrações. O texto é muito forte e no meio da peça os atores já estão pingando de suor, tamanha desenvoltura e habilidade eles devem ter para em apenas 1 segundo sair do drama para a comédia.

Cotidiana sim, simples também, mas de uma beleza extrema. Você ri, chora e diverte-se muito, mas muito mesmo em quase 2 horas de espetáculo. Imperdível. De quebra você ainda confere o novíssimo "Espaço Parlapatões" ali do lado da Igreja da Consolação. Corra, pois vale muuuuuuuito a pena.

obs: Atualmente, Caco Ciocler é o parceiro de Gero no lugar de Marat Descartes.




Dias Selvagens



Hong Kong, 1991
Direção: Wong Kar Wai

Com muito atraso chega as nossas telas mais uma obra maravilhosa desse diretor que é um dos meus preferidos. Sou suspeito para tecer sobre seu trabalho, mas vamos lá.

Todos os elementos que encontramos nos filmes mais atuais de Kar-wai, já estão simbolizados neste "Dias Selvagens", com certeza um de seus filmes mais "caliente". A música latina com seus boleros, o figurino impecável e a linda fotografia, sem contarmos o roteiro, mais uma história sobre amores platônicos e impossíveis.

Está formado o triângulo amoroso. Personagens incríveis e atores inspirados, muito bem dirigidos e a história ... Sensacional. Pode-se dizer que seus filmes são sempre sobre o mesmo tema: Amor. Não torna-se monótono filmar sempre o mesmo assunto? Depende do assunto e de quem o desenvolve. Existem infinitas maneiras de enxergar o amor, e Kar-Wai nos proporciona esta visão, seja na beleza ou na maioria das vezes, na dor. O filme conta ainda com a musa oriental Maggie Cheung e nos dá uma amostra do que Kar-Wai estaria preparando para nosso futuro deleite cinematográfico. Sucinto e belo. Diálogos desconcertantes e a palavra na hora certa de ser dita.

Entre no universo de Kar-Wai e você será uma pessoa mais feliz. Não houve um filme seu de que eu não gostasse e depois de "2046" seu último trabalho, devem estar estreando nos próximos meses mais 2 produções assinadas por ele. Ansiosos estamos. Lindo filme.







quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Diamante de Sangue



EUA, 2006
Direção: Edward Zwick

Após uns dias mágicos na Bahia estou de volta. Renovado, energizado e ansioso pelo ano que começa. Estou tão desprendido que fui assim, a esmo, para um shopping da cidade para desfrutar de minhas primeiras horas na sala escura em 2007, e sem programar, sem saber o que me aguardava. Uma evolução com certeza. Mas na hora de escolher .... Fui com a esperança de que talvez estivesse passando em uma das salas "Mais Estranho que a Ficção", ledo engano, na verdade já esperava. Janeiro, férias, criançada na rua .... pois bem, vamos por eliminação. "007", mmmm, tão elogiando o homem, mas dá pra esperar o dvd, "Uma Noite no Museu", confesso que quero assistir à este filme, esse eu encaro, quero dar umas boas risadas, mas também dá pra esperar o dvd, "Diamante de Sangue", mmmm será? havia visto o trailler e as críticas não eram favoráveis, mas dentro das opções... Na verdade todos são candidatos ao sofá da minha sala, mas estava lá mesmo, então... É esse.

Mistura de "Hotel Ruanda" com "O Jardineiro Fiel", infelizmente, muito abaixo da grandeza dos outros dois. O que me atraiu foram os atores, Léo di Caprio acho excelente e também gosto muito do trabalho de Djimon Hounsou e ainda tem a presença da linda morena Jennifer Connelly.

"Diamante de Sangue" conta a história da Guerra Civil que sempre explode na África quando algo de valor é descoberto, como aconteceu com o petróleo por exemplo. As grandes corporações estrangeiras que patrocinam a matança de forma camuflada, o processo e o caminho dos diamantes. Pois é, o roteiro é bastante semelhante à "O Jardineiro Fiel",mas não esqueçamos que trata-se de uma produção Hollywoodiana e quando Hollywood resolve realizar um filme engajado politicamente ... aiaiai. O diretor até esforça-se em alguns diálogos para não filmar algo batido, ele mesmo caçoa dos clichês, mas não consegue livrar-se deles, estão todos lá, o pai herói que se sacrifica para salvar a família, as crianças sendo "catequizadas" para servirem ao exército do horror, pobreza, injustiça, tristeza e para melhorar ou piorar, o "Grand Finale" para o protagonista africano e sofredor: Ser reconhecido como um mártir no país dos exploradores sanguessugas, por que claro, a jornalista do povo consegue um grande furo de reportagem ....BÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´. Isso pra não dizer das explosões, MUITAS EXPLOSÕES!

Léo Di Caprio cumpre bem seu papel, Djimon vai bem também, mas o diretor faz com que seu personagem seja caricato na maioria do tempo e Jennifer, bem, podemos dizer que no meio de tanta podreira sua presença dá uma quebrada e alivia os olhos. Parece que o diretor gastou todas suas fichas no ótimo "O Último Samurai".