quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Assombração



Tailândia/China, 2006
Direção: Pang Borthers

O novo cinema de horror tem olho puxado. Pois é amigos, os maiores sucessos atualmente do mundo do cine horror são quase todos provenientes da Ásia. "The Ring", que foi refilmado em Hollywood, um lixo por sinal, " The Eye" , dos mesmos diretores de " Assombração", ainda bem que não vi, " Espíritos", " Almas Reencarnadas" e por aí vai.

Qual o motivo do sucesso do terror oriental? Não sei , os japas são bizarros por natureza, então talvez isso explique, e não venha me dizer que sou preconceituoso, pois quem me conhece sabe que isso não é verdade e quem não me conhece, saiba que este que vos escreve é mestiço, descendente de japonês, 3° geração, amo a cultura e minha origem, mas admito, que é um povo estranho, paramentado para um filme de terror então, vizi, bizarrice ao cubo.
"Assombração", conta a história de uma famosa escritora que em seu novo livro, trata do sobrenatural. Conforme ela escreve o livro, aparições medonhas vão surgindo e de repente, ela se vê dentro de sua própria história de terror.
Primeiramente, gostaria de explicar o porquê de eu estar comentando sobre tal filme. Fazia séculos que eu não assistia à um filme de terror no cinema, o último foi " O Exorcista" versão sem cortes do diretor. Moro perto de um complexo de cinemas, estilo Cinemark e infelizmente, a maioria dos filmes que são exibidos nessas salas , são blockbusters. Pra você ter uma idéia de como as opções eram boas, aqui jaz o filme que sobrou, por eliminação. Coincidentemente, havia lido uma matéria recente sobre esse filme, de certo modo até elogiando. Pensei comigo: não há de ser nada, vamos lá tomar uns sustinhos hehehe.
O filme começa até bem, momentos bizarros, espíritos feiosos e sustos, poucos, mas bons sustos. Pensei: opa, até que para o que ele se propõe, está indo bem. Os bons momentos duram uns 20 minutos. Depois, é só baboseira até o fim. E terror, medo? Que nada, os Pang Brothers inauguram o TERROR SENTIMENTAL!!! Acredite se quiser. Ela (a escritora) entra no mundo que estava escrevendo, um mundo surreal , com muitos zumbis e coisas bizarras. O cemitério dos brinquedos perdidos, o mundo dos bebês abortados, eeecaaaaa, a ponte do zumbi que cai, enfim, um prato cheio para amantes do genêro, como eu não sou um deles...

Realmente, os efeitos são matadores, muito bons, mas o dia que eu gostar de um filme por causa dos efeitos, não serei eu. O roteiro é muito besta, os atores toscos e a trilha, ai senhor Buda, que trilha deprimente, uma musiquinha ruim de doer, tipo um Kenny G Oriental, que tenta passar o arrependimento da escritora que abortara sua filha e a reencontra no mundo surreal dos zumbis românticos.

AAAA, realmente, foi demais pra mim. Não sei porque insisto nessas aventuras cinematográficas, vira e mexe tenho vontade de ver uma comédia a la "Porky´s" ou um terror como " O Sexto Sentido", mas nos últimos anos, só tenho me arrependido. Enfim, quem não arrisca, não petisca, mas vai ser ruim assim lá no inferno!!! Ou melhor, na terra dos zumbis românticos hahaha. QUE PORCARIA DE FILME!