quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Habana Blues



Espanha/Cuba/França, 2005
Direção: Benito Zambrano

Ruy e Tito são dois amigos músicos que sonham atingir o sucesso em Cuba. Tito é casado com Caridad, tem dois filhos com ela, mas seu casamento há muito já chegou ao fim. Ele é mais um hóspede do que um marido no apartamento, onde dorme num quarto separado da mulher. Tito mora com a avó. Os dois músicos insistem em sua arte, mas o que ganham, com apresentações produzidas a muito custo com outros instrumentistas, mal dá para comer. Um dia, descobrem que chegaram a Cuba dois produtores espanhóis que desejam revelar novos talentos e levá-los para a Europa. Ruy e Tito investem toda a sua energia para agarrar esta que parece ser a maior chance de sua vida.

Mais um filme que mostra as belezas e o martírio de seus habitantes desta ilha muito peculiar: Cuba. Músicos talentosos ficam entre aceitar um contrato desumano com produtores europeus ou lutar por seus direitos. Um prato cheio para quem gosta de música, Cuba e cinema. Entretenimento puro. Muito bom.

Querida Wendy



Dinamarca/Alemanha/Inglaterra/França, 2004
Direção: Thomas Vinterbeg

Dick é um jovem solitário que vive numa cidadezinha triste e desolada, chamada Estherslope. Filho de um mineiro de carvão, ele se recusa a seguir o comportamento machão da maioria, tornando-se pacifista. Ainda assim, fica estranhamente fascinado quando encontra, por acaso, um pequeno revólver, que ele batiza com um nome de mulher, ‘Wendy’. Com a ajuda de um amigo, convence outros jovens marginalizados da cidade a formar um clube secreto chamado “Os Dandies”, cuja exótica filosofia une o pacifismo e a paixão pelas armas. A regra número um do clube é nunca sacar uma arma. O equilíbrio é rompido quando Dick, a contragosto e por pressão do xerife, torna-se guardião de um jovem delinqüente – que demonstra bem mais intimidade com sua arma do que toda sua turma.

Belo filme de Thomas Vinterbeg e roteiro de Lars Von Trier, a turma do Dogma esta com tudo na Mostra. Querida Wendy chega até a lembrar "Sociedade Dos Poetas Mortos", nos enconros dos Dandies. Mas a verdade é uma só: Arma é uma merda e infelizmente nossa população insiste no erro dando a vitória do NÃO no referendo. Uma pena ou seria, uma vergonha?!

Fala Mulher!




Brasil, 2005
Direção: Kika Nicolela e Graciela Rodriguez

Em São Paulo, 15 mulheres afro-descendentes falam sobre suas vidas. No cotidiano, são manicures, domésticas, secretárias, cabeleireiras, cozinheiras, professoras, batalhando por sua sobrevivência. No entanto, são rainhas na escola de samba e incorporam deuses nos barracões do candomblé. O filme penetra em suas vidas e, paralelamente, acompanha a preparação do desfile da escola de samba Camisa Verde e Branco, da qual a maioria delas faz parte. Muitas vezes retratadas na mídia como objetos sexuais – simbolizadas pela figura da mulata - essas mulheres cantam, dançam, pintam e negociam seu espaço no mundo. A fantasia se mistura ao real, de forma que o carnaval não se limita a uma semana no mês de fevereiro - o carnaval é um estado de espírito permanente, contaminando a rotina com criatividade e otimismo.

AEEE! Este é o filme da minha querida amiga Kika! É tão bom ver os amigos se darem bem e ter um filme selecionado para a mostra é um sonho. Que delícia, parabéns amiga, vc merece! Aliás, o documentário é mto bom, um tratamento todo cuidadoso com o visual e bela trilha. Muita emoção. AEEE, que felicidade. Não deixem de assistir.

Palíndromes



EUA, 2004
Direção: Todd Solondz

Aviva Victor é uma menina de 12 anos que quer muito ter filhos. Ao engravidar, no entanto, os pais obrigam-na a fazer um aborto. Mesmo assim, Aviva não desiste dos seus intentos e foge de casa para tentar cumprir seu objetivo. Nesta sua viagem, vai deparar-se com a inexorável moral americana, que proporcionará a Aviva uma inesquecível experiência de vida. O aborto, a perseguição de grupos religiosos em relação aos médicos que fazem aborto, gravidez precoce, pedofilia e o fundamentalismo religioso formam o pano de fundo desta história inusitada, em que oito atrizes completamente diferentes interpretam a personagem principal.

O primeiro grande filme da mostra que recomendo de boca cheia!!! Se tiver que escolher, não perca Palindromes. Uma crítica a sociedade americana doentia e hipócrita. VERY VERY NICE!!!

Cafundó



Brasil, 2005
Direção: Paulo Betti e Clóvis Bueno

Tropeiro, ex-escravo, que vivia na região de Sorocaba (SP), João de Camargo deslumbra-se com o mundo em transformação do final do século XIX. Um mundo que se urbaniza, mesmo mantendo uma convivência conflituosa com a cultura rural. Mergulhado nas contradições desse tempo incerto, lidando com a exploração no trabalho e a marginalização social dos negros como ele, João experimenta o desespero e a alucinação. Salva-se reencontrando uma fé que é o resultado do sincretismo entre suas raízes africanas e a tradição judaico-cristã. Agora, João acredita ser capaz de ver Deus e sua missão, curar as pessoas. Sua morte em 1942 transformou-o numa lenda. Sua imagem ainda é encontrada em lojas de artigos religiosos no Brasil. História inspirada pela biografia de um personagem verídico.

Cafundó confirma a ótima safra de novos filmes nacionais. Bela fotografia, ótimo roteiro e ótima atuação de seus atores. Um dos melhores filmes da nova safra. Vale muito a pena conhecer um pouco mais da história de nossos negros e suas crenças. Maravilhoso.

Notícias Lejanas



México, 2004
Direção: Ricardo Benet

Martín mora com a família num vilarejo miserável do México. Desde os sete anos, trabalha ao lado do padrasto com o qual vive em conflito, principalmente depois da morte de seu irmão menor num acidente. Ao completar 17 anos, sai à procura do pai na Cidade do México, onde sobrevive como pode. Ao receber notícias da família, regressa para casa e encontra a mãe enlouquecida pela tristeza e o abandono. Mata acidentalmente o padrasto, interna a mãe num hospital e Beto, seu outro irmão, num orfanato. Viaja então para Califórnia prometendo voltar um dia e ajudar a família. Beto, adulto, é o narrador que recorda os fatos.

Mais uma decepção. O filme conta a história de rapaz humilde que sai em busca de melhores condições de vida na cidade grande. Além de nada original, pois essa história já é meio cliché, o diretor não consegue prender a atenção do telespectador. Nada novo.

Clube da Lua



Argentina/Espanha, 2004
Direção: Juan José Campanella

Igual a tantos outros da Argentina, o Clube da Lua é uma dessas instituições sociais fundadas por imigrantes franceses, espanhóis, italianos, que nos anos 1920 e 1930 eram locais de lazer, reuniões e encontros. Tornaram-se a força viva dos bairros no período de 1940 a 1970. Mas nos anos 1990 passaram por dificuldades. Assim, os descendentes dos fundadores do Clube da Lua decidiram transformá-lo num cassino. Simbolicamente, por meio do clube, mostram-se os percalços que a própria Argentina viveu no mesmo período.

Do mesmo diretor de O Filho da Noiva, O Clube Da Lua é um belo filme, talvez não precisasse ter 2:30, mas vale a pena. Eduardo Blanco esta impagavel, Ricardo Darín manda bem no papel dramático mas Blanco rouba a cena. Fora que nossos hermanos passam por situações já bem conhecidas por aqui tb ... Vc se apega ao filme sabe .... Mucho bom!!!

Uma Vida Iluminada


EUA, 2005
Direção: Liev Shreiber
Jonathan é um jovem judeu americano que vai até a Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na 2ª Guerra Mundial. Ele é auxiliado nessa viagem por Alex Perchov, um precário tradutor que mais atrapalha do que ajuda, e pelo avô de Alex, um motorista mal-humorado que anda sempre acompanhado de seu fedido e desobediente cachorro, batizado de Sammy Davis Jr. Durante a jornada, o inusitado quarteto descobre segredos sobre a ocupação nazista e a cumplicidade do governo ucraniano da época.
Road Movie na Ucrânia. Muito bom roteiro com piadas inteligentes. Elijah Wood (O Frodo) segura muito bem o papel e Sammy Davis Jr Jr é uma comédia. Bom filme, boa diversão.

terça-feira, 25 de outubro de 2005

Finais Felizes



EUA, 2005
Direção: Don Ross

Mamie está sendo chantageada por Nick, pois ele descobriu que na juventude ela teve um filho com seu meio-irmão e deu a criança para a adoção. Charles namora Gil há bastante tempo. Suas amigas lésbicas, Pam e Diane, têm um filho de dois anos que é a cara de Gil, embora elas neguem que ele tenha tido qualquer participação no nascimento do garoto. Jude está irritada com o mundo. Sua tia a colocou para fora de casa e ela foi morar com Otis, que está interessado em provar que é heterossexual. Dez histórias de vidas que, em algum momento, vão se cruzar.

A primeira boa surpresa para mim. Os atores estão muito bem, o roteiro é muito bom. Uma comédia meio drama. Ou seria humor negro? Que seja, é um belo filme.

Shadowboxer



EUA, 2005
Direção: Lee Daniels

Mike é um matador de aluguel que vive com Rose, uma mulher mais velha que é sua parceira de trabalho. Rose está com um câncer terminal, mas isso não a impede de cumprir seus contratos. Até que a dupla recebe uma encomenda para matar um grupo de pessoas e, entres as vítimas, ela se depara com uma grávida. Pela primeira vez, Rose fica abalada. Na vida ainda por nascer, Rose vê a chance de acertar suas dívidas com o Criador. Contudo, sua redenção trará conseqüências para todos os envolvidos.

Belo trabalho de Cuba e Helen. A história é um pouco surreal ou muito, incomoda um pouco, mas tem belas cenas.

Rabbit On The Moon



México/Inglaterra, 2004
Direção: Jorge Ramiréz Suárez

Julie é uma jovem inglesa que mora com seu marido, Antonio, na Cidade do México. Eles levam uma vida idílica na companhia de sua filha recém-nascida, mas estão prestes a sofrer um grande golpe. Quando Antonio é falsamente acusado do assassinato de um político local, Julie e sua filha se vêem subitamente envolvidas numa trama de crime e corrupção. Ela tenta buscar refúgio na embaixada britânica, mas é seqüestrada por oficiais do governo mexicano.

Thriller mexicano nada bom e o ator principal também não é nada bom, a cara de coitado que ele tenta passar não convence nem um pouco, aliás ele usa a mesma expressão para qualquer sentimento hahaha. A Mostra tem seus perigos também. Não tem problema, mas esse filme é ruim. Eu achei.

Sangre



México/França, 2005
Direção: Amat Escalante

Diego e Blanca formam um casal cuja relação é pautada pelo sexo, muitas brigas e horas desperdiçadas em frente à TV. Blanca rotineiramente atormenta Diego com seu temperamento arredio e explosões violentas, sempre motivadas por um ciúme doentio do marido. A situação piora de vez quando, numa noite, Diego recebe uma ligação de Karina, sua filha de um casamento anterior. A adolescente fugiu da casa da mãe e quer viver com o pai, o que Blanca não admite de forma alguma. Embora desejasse acolher a filha, Diego se vê tão pressionado que é incapaz de recebê-la em sua casa. Para contornar a situação, hospeda-a num hotel. A partir daí, uma série de acontecimentos leva Diego a perder todo controle sobre a situação e a tomar atitudes antes impensáveis.

Na primeira hora o filme vai muito bem, com cenas engraçadas, principalmente as de sexo, mas se perde no final. Vale pelo protagonista, que com seu olhar vesgo e entusiasmo conquista o público.

29º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quando Outubro chega com sua primavera, a ansiedade já começa a tomar conta, começamos a pesquisar quais serão os filmes, os diretores, que países... O grande dia chega e lá vamos nós com nossos guias na mão atrás daquele filme que nunca chegará ao circuito comercial, seria como a busca ao tesouro ... E como é bom descobrir um filme, novos atores, diretores, culturas.

Muitas vezes o diretor está presente e trocam-se idéias ... Na mostra do ano passado uma dessas conversas foi com Amos Gitai, poxa, quer maior deleite para um cinéfilo que isso?! Que tesão!!! HEHEHE. E tem gente que você só encontra na Mostra, é muito fácil fazer amizades durante estas duas semanas. Todos sempre estão muito felizes nas sessões. É o grande encontro , todos estão ali pelo mesmo motivo e todos sentem um enorme prazer, logo, todos estão mais abertos ....

Muitos tiram férias nessa época, chegam a assistir até 7 filmes por dia!!! Tem gente do Brasil inteiro e do mundo também. Pra quem ama cinema, não existe maior prazer, principalmente, porque são filmes especiais.

Ontem estava conversando com uma menina de Goiânia na fila para o filme Finais Felizes, daí chegou um cara muito engraçado, parecia o visconde de sabugosa, mas com um 1,60m hehehe. Começou a conversar com a gente, que a sessão tinha atrasado e bla bla bla, e eis que eu me dou conta que eles, o visconde e a menina de goiânia, tinham tudo a ver, fui saíndo da conversa aos poucos, quando entramos falei que iria ver no meio e nos separamos. Eles ficaram juntos. E no fim nos despedimos e eles foram tomar um café . Tenho certeza que vai sair casamento. Já fiz minha boa ação de natal hahaha. Pois é, histórias da Mostra.

Estou me esforçando e já vi alguns títulos desta Mostra e ainda tem semana que vem!!!!!!!!!!!! Esqueça o Cinema comercial por 15 dias, se for ao cinema, vá a Mostra, estarei publicando o blog diariamente para colocar os filmes que já vi. Nem que seja para ver somente um filme ou dois, mas vá a Mostra. Quem sabe você não descobre o filme da sua vida ... ou conhece a mulher da sua vida .... Só digo uma coisa: É MUITO BOM!